Depois do Jardim Zoológico e do Badoca Safari Park reabrirem na terceira fase de desconfinamento, agora é a vez  do Zoomarine, com data marcada para 10 de junho. Já o Parque Aquashow, uma das principais atrações no verão do Algarve, já anunciou que não vai reabrir este verão, avança o jornal "Público".

De acordo com o mesmo jornal, a empresa que gere o complexo Aquashow revelou que o parque aquático “permanecerá encerrado durante toda a época de 2020”, decisão tomada depois de uma "ponderada avaliação da conjuntura actual” e “com o objectivo de minimizar potenciais riscos associados ao novo coronavírus”, “na sequência das recomendações da Organização Mundial de Saúde e Direcção-Geral de Saúde”, referem em comunicado.

O Parque Aquashow considera que esta é a forma de "agir preventivamente e seguir um princípio de responsabilidade social em prol da saúde pública de todos”. Contudo, apesar do parque caracterizado pelos escorregas e pela montanha-russa aquática permanecer fechado, vai manter em atividade o Aquashow Park Hotel, a unidade hoteleira da empresa, que reabre a 1 de julho.

Também no Algarve encontram-se outros parques aquáticos, como é o caso do Slide'n'Splash, em Lagoa, e do Aqualand, em Alcantarilha, que não tomaram ainda uma decisão quanto à reabertura no verão, permanecendo fechados até surgirem indicações do Governo que permitam a reabertura.

Como é a vida das 14 crianças internadas no Dona Estefânia infetadas com COVID-19
Como é a vida das 14 crianças internadas no Dona Estefânia infetadas com COVID-19
Ver artigo

No que diz respeito ao Zoomarine, o parque aquático temático inspirado na vida marinha, na Guia, em Albufeira, foram adotadas "novas normas de acesso e reforçadas medidas de saúde, higiene e segurança de acordo com as diretrizes da Direção Geral de Saúde e as recomendações das autoridades governamentais, as quais devemos todos cumprir tendo em atenção as exigências da atualidade", a propósito da reabertura marcada para o feriado de 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Entre as medidas anunciadas, os visitantes serão obrigados a marcar previamente o dia da sua visita, usar máscara para aceder a algumas atrações e deverão consultar no site do Zoomarine todas as medidas preventivas, conforme esclarece a empresa no Facebook. Também no site podem informar-se sobre as atrações disponíveis, uma vez que "alguns equipamentos ainda aguardam autorização de abertura", esclarecem.

Para já, sabe-se que estão em funcionamento as apresentações de “golfinhos, leões-marinhos, aves tropicais e aves de rapina”, “o espectáculo de acrobacias Baía dos Piratas”, o cinema4D, o espaço ConsCiência, o Aquário Oceanus e estarão abertos a visitas os vários habitats de animais, além de restaurantes e lojas.

Compre um lémur de peluche, ajude a salvar o Badoca Park e ainda ganha uma entrada no Dia da Criança
Compre um lémur de peluche, ajude a salvar o Badoca Park e ainda ganha uma entrada no Dia da Criança
Ver artigo

Contudo, “os equipamentos de diversão mecânica, os equipamentos aquáticos, as piscinas e os escorregas aguardam autorização de abertura” da Direcção-Geral de Saúde, que “deverá acontecer a qualquer momento”, anuncia o Zoomarine.

Para marcar a reabertura, de 10 a 28 de junho os bilhetes têm 30% desconto. Para entradas até 21 de Junho, época baixa, o valor é de 15€ para crianças e seniores e de 20€ para adultos.