Os portugueses já se habituaram às constantes subidas de preços desde o arranque de 2022, mas aquele que deverá ser o maior aumento de sempre numa semana deve entrar em vigor já esta segunda-feira, 7 de março. Trata-se da 10.ª subida de preços só este ano e aquela que terá um maior impacto não só na economia nacional, mas na carteira dos condutores.
A confirmar-se, o aumento do litro de gasolina deverá rondar os oito cêntimos e a subida no preço do gasóleo será ainda mais significativa. Os rumores já apontavam para um aumento de cerca de 10 cêntimos, mas, ao que a SIC Notícias apurou, o preço do gasóleo deverá aumentar 14,5 cêntimos.
Para referência, o preço médio da gasolina simples 95 registado ainda esta terça-feira, 1 de março, foi de cerca de 1,83 euros e o gasóleo simples de 1,68 euros, indica a Direção-Geral de Energia, citada pela Rádio Renascença.
Recorde-se de que, esta quinta-feira, 3 de março, o preço do petróleo Brent, que serve de referência para a Europa, voltou a subir e atingiu mesmo um novo máximo desde agosto de 2013: 116,80 dólares (106,90 euros).
O aumento que deverá entrar em vigor já esta segunda-feira, 7, é um dos primeiros efeitos significativos, para Portugal, da invasão russa à Ucrânia — que, para além das baixas e destroços já registas, já resultou também num ataque à maior central nuclear da Europa, situada no sudeste da Ucrânia.