Quatro portugueses com idades compreendidas entre os 22 e os 32 anos foram detidos em Pawtucket, no estado de Rhode Island, EUA, pela morte de um bebé de 1 ano. As três mulheres e o homem estão a ser acusados de vários crimes, incluindo de ameaça a crianças e homicídio involuntário, segundo o site norte-americano “ABC6”.
A detenção ocorreu no domingo, 11 de fevereiro, por volta das 10 horas, depois de as autoridades terem encontrado o bebé inanimado no apartamento onde os suspeitos moravam. Quem chamou ajuda foram os próprios, quando se aperceberam de que Santiago, a criança de 17 meses, de acordo com a CMTV, não respirava.
O bebé foi encontrado com “vários hematomas significativos no rosto”, segundo o site norte-americano, e foi transportado de imediato para o hospital Hasbro Children’s Hospital. No entanto, acabou por morrer.
“Olhei pela janela e vi os paramédicos a levar um bebé de fralda”, contou uma vizinha à imprensa local, citada pela NBC 10 News. As autoridades informaram, entretanto, que as três mulheres - Carolina Ledo, de 22 anos, Carla Sousa, de 32, e Daniela Ledo, de 25 - e o homem - João Resende, de 25 anos - foram levados para a esquadra para responderem a perguntas. Segundo a CMTV, os quatro portugueses são de Rabo de Peixe, Açores, e Carolina Ledo é a mãe de Santiago, tendo mais uma menina de 5 anos.
As três portuguesas foram acusadas do crime de negligência na segunda-feira, 12 de fevereiro, e o homem foi acusado de homicídio por negligência, três acusações de abuso de crianças em segundo grau e negligência infantil, segundo o “ABC6”. João Resende apresentar-se-á em tribunal esta quarta-feira, dia 14.