Quase toda a gente sabe o que são M&M's mas seguramente que muito pouca gente sabe o que significam os dois M's. A história do nome da marca é fascinante e esconde duas traições de pais a filhos, ambos herdeiros de dois dos maiores impérios mundiais do chocolate.

Vamos à parte mais simples: M&M's é a junção das primeiras letras dos apelidos dos dois criadores destas famosas bolinhas de chocolate, Forrest Mars e Bruce Murrie. Mas quem são estes senhores? São dois dos maiores herdeiros de dois dos maiores impérios mundiais de chocolate, o grupo Mars e o grupo Hershey.

Mas o mais fascinante é mesmo como é que estes dois rapazes se juntaram e criaram um outro império, com outra marca, fora da alçada dos pais milionários que já tinham duas das marcas mais fortes de chocolate do mundo.

A ideia original foi de Forrest Mars, filho do fundador dos famosos chocolates Mars. Forrest fez uma visita à Europa e percebeu que em vários países as pessoas gostavam de chocolates com uma ligeira cobertura, que lhes dava uma crocância própria. E achou que talvez fosse boa ideia levar o formato para os Estados Unidos. Mas não a quis oferecer de bandeja ao pai, porque percebeu logo que poderia estar ali o seu próprio caminho, o de criar a sua própria marca. Então, procurou um outro grupo chocolateiro que já estava em grande crescimento no mercado, o Hershey, para perceber se teriam interesse em trabalhar com ele neste conceito. O fundador do grupo achou que a ideia poderia ser interessante, mas não lhe deu grande importância, e então decidiu pôr Forrest Mars a falar com o seu próprio filho, Bruce Murrie, que trabalhava para o grupo Hershey. Os dois filhos dos dos impérios conheceram-se, chegaram ao conceito do que queriam para este novo produto e resolveram ir em frente. Mas quiseram fazê-lo fora da alçada dos pais e criaram a sua própria marca. O nome: M de Murrie e M de Mars, logo M&M's.

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Os chocolates tinham uma particularidade logo desde o início: não se derretiam na mão, graças à sua cobertura, mas apenas na boca. E isto fez com que o primeiro grande cliente da novíssima M&M's fosse o Exército norte-americano. Em 1942, altura em que os chocolates começaram a ser distribuídos, os Estados Unidos entraram na II Guerra Mundial e resolveram comprar, em exclusivo, toda a produção de M&M's, para que fossem colocados os chocolates na ração de combate dos soldados, já que era o único chocolate que não derretia.

Durante três anos, apenas os soldados tiveram acesso aos chocolates. Quando a guerra terminou, o sucesso foi imediato. E milhares de soldados tornaram-se verdadeiramente viciados em M&M's, um produto que associavam a conforto e a momentos bons. Rapidamente, os chocolates popularizaram-se por todo o país e, depois, por todo o mundo.