Os pais que quiserem requisitar manuais escolares gratuitos para os filhos que estudam desde o primeiro ciclo e até ao 12.º ano terá de se inscrever, já a partir desta segunda-feira, 17 de julho, na plataforma MEGA ou na app Edu Rede Escolar, única forma de ter acesso aos livros sem qualquer custo. O acesso a esta plataforma é totalmente grátis, já está disponível, e as datas para que se possa fazer a requisição dos vouchers, de acordo com o ano de estudo de cada criança, também já são conhecidas.

Numa primeira fase, que arranca a 31 de julho, os pais com filhos no 1.º ciclo (do 1.º ao 4.º ano) e no 9.º poderão aceder à plataforma e descarregar os vales de compra dos manuais escolares.

A segunda fase tem início a 7 de agosto. Neste dia, será possível descarregar os vales para os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos.

A terceira fase arranca a 11 de agosto e está destinada aos manuais do ensino secundário, ou seja, alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos.

Professor alerta pais: crianças que estudam por manuais digitais podem ter mais problemas físicos e cognitivos
Professor alerta pais: crianças que estudam por manuais digitais podem ter mais problemas físicos e cognitivos
Ver artigo

Após a requisição dos vales, os encarregados de educação terão de aguardar a confirmação e validação dos mesmos e serão, depois, notificados por mail para que possam ir à plataforma descarregá-los, mal estejam prontos.

Quem tiver menos disponibilidade de acesso digital a plataformas online poderá também ir à escola onde a criança estuda e fazer uma requisição dos vales.