Uma professora de uma escola em Salvador, no estado da Bahia, no Brasil, denunciou ter sido alvo de uma tentativa de envenenamento por parte de alunos de 12 anos. O caso, ocorrido na sexta-feira, 31 de outubro, está a ser investigado pela Polícia Civil.
A docente, que preferiu não ser identificada, relatou o episódio num áudio enviado a colegas de profissão. Na gravação, ouvida pelo "G1", a professora explica que os alunos planeavam colocar veneno para ratos em brigadeiros, que seriam depois oferecidos a ela e a outra professora. A alegada motivação dos estudantes estaria relacionada com o facto de poderem ter de realizar um exame de recurso.
"Fiquei em choque, anestesiada. Digo isto para que fiquem atentos, em alerta, e não aceitem nada dos alunos. Infelizmente, estamos a viver assim", afirmou a docente no áudio.
De acordo com o relato, os quatro alunos que terão participado no plano frequentam o ensino básico. A conspiração acabou por ser descoberta por outra estudante, que alertou a direção da escola. Quando confrontados, os jovens confessaram a intenção, mas não chegaram a levar o veneno para o estabelecimento.
Os professores envolvidos apresentaram queixa na Delegacia Especializada de Repressão de Crimes Contra Crianças e Adolescente, e o caso está a ser investigado pela Delegacia do Adolescente Infrator. "A delegada ficou chocada, não tanto pelo plano em si, mas pela idade dos envolvidos. Têm 12 anos", acrescentou a professora.
Após o episódio, os alunos foram afastados das aulas presenciais, mas continuam a realizar tarefas escolares em casa e estão a ser acompanhados por uma psicóloga.