Doze dias após o trágico disparo que levou à morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins durante as filmagens do filme "Rust", o homem que entregou a arma ao ator Alec Baldwin quebrou o silêncio.
Sem abordar grandes detalhes sobre o incidente, David Halls afirmou estar "em choque e triste" com o ocorrido. "Halyna Hutchins não era apenas uma das pessoas mais talentosas com quem já trabalhei, mas também uma amiga", disse o assistente de realização do filme num comunicado citado pelo "New York Post".
"Espero que esta tragédia leve a indústria a reavaliar os seus valores e práticas, para garantir que mais ninguém fica ferido durante o processo criativo", acrescentou, destacando o "amor e apoio" que tem recebido. "Os meus sentimentos estão com todos os que conheciam e amavam a Halyna", disse na nota.
David Halls foi quem entregou a arma a Alec Baldwin antes do disparo que levou à morte de Halyna Hutchins. Halls foi quem informou Baldwin de que a arma estava "fria" — ou seja, sem pólvora seca ou balas verdadeiras. Neste momento, continuam em curso investigações para apurar responsabilidades pela morte acidental da diretora de fotografia, já que a arma passou por várias mãos antes de chegar a Alec Baldwin.
Antes de entregar a arma a Baldwin, Dave Halls recebeu-a da armeira da produção, Hannah Gutierrez, que a recebeu de Sarah Zachry, responsável pela gestão de todos os adereços usados durante as filmagens.
Por ter sido uma das primeiras pessoas a manusear a arma da qual saiu uma bala (de chumbo, tal como foi confirmado recentemente), Sarah passou também a estar na lista de pessoas ouvidas pelas autoridades para perceber exatamente como é que a arma terá sido carregada e quem o terá feito. Em cima da mesa está a hipótese de a arma em questão não ter sido verificada antes de ter sido passada de mão em mão até chegar às de Alec Baldwin, que disparou o tiro fatal.