A atleta olímpica Charlotte Dujardin não irá participar nos Jogos Olímpicos, que decorrem na cidade de Paris, em França, após um vídeo seu onde surge a chicotear um cavalo ter-se tornado público e amplamente partilhado nas redes sociais. O vídeo, que data de "há quatro anos", de acordo com a própria, tornou-se viral e foi divulgado pela imprensa britânica e pelo "Good Morning Britain" na rede social X (antigo Twitter).
Charlotte Dujardin, de 39 anos, está proibida de participar em competições durante seis meses e a Federação Internacional de Desportos Equestres suspendeu-a dias antes dos Jogos Olímpicos iniciarem. Além desta proibição, foi retirada do cargo de embaixadora de uma instituição de solidariedade focada na ajuda aos animais, como refere o "Jornal de Notícias".
"Ficamos profundamente perturbados ao saber deste vídeo (...) nunca poderá haver uma justificação para maltratar animais", disse a organização, tal como escreve o mesmo jornal.
A atleta recorreu às redes sociais para se pronunciar sobre o caso. "A Federação Internacional de Desportos Equestres está a investigar (...) não há desculpa. Estou profundamente envergonhada e deveria dado o exemplo melhor", lê-se numa publicação na rede social Instagram.
De acordo com o advogado que representou um aluno que assistiu ao momento dos maltratos e que decidiu apresentar a queixa contra a atleta, a mulher "chicoteou o cavalo mais de 24 vezes no espaço de um minuto", menciona o jornal "A Bola".
Charlotte Dujardin já ganhou seis medalhas olímpicas. Três de ouro, tendo obtido uma em 2016, no Rio de Janeiro, e duas em 2012, em Londres, uma de prata, também no Rio de Janeiro e duas de bronze, conquistadas na anterior competição olímpica, em Tóquio.