Derrick McIntyre, conhecido por colaborar com artistas de renome como Emeli Sandé, Will Young e por integrar a banda Jamiroquai, morreu na sexta-feira, 2 de fevereiro. O baixista tinha 66 anos e perdeu a vida num acidente de viação, que envolveu cinco veículos, conforme relatado pela polícia de Hertfordshire.
O acidente ocorreu em Bushey, no Reino Unido. A polícia foi chamada ao local do acidente pelas 7h48 e foi lá que se depararam com o choque dos vários veículos, incluindo o Vauxhall Astra de McIntyre, que foi declarado morto no local. Dois dos outros envolvidos foram levados ao hospital e as autoridades continuam a tentar perceber o que motivou o acidente, diz a BBC.
Numa homenagem publicada nas redes sociais, a família descreveu o artista como um "baixista fenomenal" e acrescentou que a sua perda "será sentida em todo o mundo da música". "O pai era um grande homem que influenciou muitos dos que estiveram em contacto com ele, inspirando e encorajando-os sempre que podia", lê-se na publicação.
Também Jay Kay, líder dos Jamiroquai, deixou uma mensagem de condolências, lamentando a morte de McIntyre. "Era uma alegria trabalhar com ele, um músico incrivelmente talentoso. Os meus pensamentos estão com a família, amigos e colegas que trabalharam com ele. Sei que estão profundamente tristes com esta notícia terrível".
Além da sua contribuição para o álbum de sucesso "Dynamite" dos Jamiroquai, o músico também deixou a sua marca em obras de outros artistas conceituado, incluindo Beverly Knight. Derrick McIntyre tinha também feito digressões com outros grandes nomes, como Roy Ayers, compositor norte-americano de funk, soul e jazz, e as estrelas britânicas Mica Paris e Cliff Richard.