Xavier Novell, bispo espanhol da cidade de Solsona, de 52 anos, pediu ao Papa Francisco para sair da Igreja após apaixonar-se por uma mulher de Manresa, Barcelona. A renuncia à Igreja foi aceite pelo Papa, falta agora a dispensa da promessa de celibato e de obediência da Santa Sé, um processo que pode demorar algum tempo, uma vez que é necessário um estudo sobre o que aconteceu, de acordo com o jornal "El País".

Mas quem é a mulher que fez o bispo renunciar ao cargo por amor? Chama-se Silvia Caballol, de 38 anos, escritora de romances eróticos, entre eles uma obra com conotações satânicas chamada "O Inferno da Luxúria de Gabriel" (2017, edições Altera) — uma das suas obras mais conhecidas. Sabe-se ainda que Silvia Caballol é divorciada, tem dois filhos, é psicóloga e antiga professora de ioga. Sobre o romance fora da ficção, com o bispo que acaba de deixar a igreja por amor, não vai comentar, nem dar entrevistas, escreve o jornal espanhol.

"Padre Sexy". "Não nos devemos esconder no armário nem viver aquilo que os outros querem"
"Padre Sexy". "Não nos devemos esconder no armário nem viver aquilo que os outros querem"
Ver artigo

Pouco mais se sabe sobre a mulher, até entre a comunidade local. "Nos últimos dias, recebi três mensagens sobre essa mulher, e cada mensagem dizia algo diferente. Não sei nada sobre este assunto, e se é verdade ou mentira, são motivos pessoais do bispo", disse Josep Maria Besora, sacerdote de Solsona, à mesma publicação.

Fica por saber como é que se conheceram, mas resta a certeza de que a relação agora pode avançar.

O bispo, um dos mais jovens da Europa nomeado em 2010, começou por afastar-se do cargo a 24 de agosto por motivos "estritamente pessoais", aprovados pelo Papa, alegando razões de saúde ou outra causa grave que diminuía a sua capacidade para desempenhar o papel na Igreja. No início de setembro veio a saber-se a verdadeira razão para do afastamento — a relação amorosa com a escritora —, embora o núncio papal e alguns membros da Conferência Episcopal Espanhola já soubessem.

Anteriormente o bispo tinha falado sobre o "desejo" por mulheres, que afastava através da fé. "Há mulheres bonitas e, no verão, estão ainda mais descobertas. Temos de fazer o exercício de nos educarmos para olhar e respeitar. Mas com a ajuda de Deus vivo em paz", afirmou numa entrevista ao jornal "El Mundo", em 2011, depois de ser nomeado bispo. Contudo, parere que o antigo clérigo não resistiu aos encantos de Silvia Caballol, amor que já pode viver.

"Apaixonei-me e quero fazer as coisas bem", disse o nomeado o exorcista titular da diocese de Solsona, após renunciar à Igreja.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.