Gianluca Gorini é um chef de cozinha italiano e no início do mês o seu restaurante daGorini em Bagno di Romagna, em Itália, foi reconhecido com uma estrela Michelin. Mas a estrela parece ter perdido um pouco o brilho quando esta terça-feira, 3 de dezembro, o chef publicou uma fotografia no Instagram onde aparece ao lado de mais cinco chefs e uma criança. 

A fotografia tirada durante o evento "Gelinaz shuffle" (um evento onde restaurantes de todo o mundo trocam receitas) tornou-se viral pelo facto de o grupo usar os chapéus tradicionais asiáticos e cinco dos membros estarem a posar para a fotografia pondo os olhos em bico. Por causa da publicação, o chef Gianluca Gorini foi acusado de racismo.

A foto já não está disponível no Instagram, mas chegou a ser partilhada no Twitter por Jen Agg, dona de vários restaurantes em Toronto e autora de best sellers como "I Hear She's a Real Bitch".

A fotografia foi partilhada no Twitter

"O famoso restaurante italiano daGorini fez um evento para o @THEGELINAZ e aqui está a foto que o chef Gianluca Gorini publicou. Tem muito mais gostos do que comentários no momento, o que é ... impressionante, nojento e, infelizmente, sem surpresa. Verdadeiramente estúpido", diz a publicação que Agg fez no Twitter.

Este tweet conseguiu até mais comentários do que a publicação original do chef no Instagram (que alcançou apenas 16 comentários). "Obrigada por chamar à atenção. É exatamente como disse: é ridículo e muito surpreendente", diz uma seguidora que apoia a acrítica feita por Jen Agg. Mas há quem tenha uma opinião contrária.

"Sou asiático e muitos dos meus amigos também. Nenhum de nós achou isto ofensivo e achámos realmente divertido. Contudo, ofensivo foi ver que a maior parte da indignação é de pessoas não-asiáticas (brancas) como se elas nos representassem", tweeta um outro utilizador.

Este foi apenas um dos comentários positivos à imagem partilhada pelo chef — que é considerado uma das estrelas emergentes em Itália, de acordo com a revista Food and Wine,

Apesar do conceito do jantar, Agg refere no Twitter: "Sim, eu percebo o conceito de 'shuffle'. Eles fazem 'misturas' de todo o mundo e, neste caso, daGorini está a interpretar a comida de Lee Ho Fook, em Melbourne". Mas ainda assim, mostra-se contra a publicação.

Depois de toda a polémica, o chef Gianluca Gorini decidiu fazer uma outra publicação na qual pede desculpa pelo sucedido, começando por se dirigir ao chef Victor Liong e de seguida aos seus seguidores.

"Nunca pensei que uma foto pudesse gerar tudo isso. A fotografia em questão foi ditada pelo entusiasmo que o confronto com uma nova cultura gerou no nosso trabalho diário", começa por explicar o chef que ganhou uma estrela Michelin.

Esta é a publicação onde o chef Gianluca Gorini fez o pedido de desculpas

A descrição da nova fotografia continua no sentido de mostrar os valores defendidos por Gianluca Gorini — a não violência e o não racismo. "Acredito fortemente na comparação, partilha e contaminação de outras culturas e países como estímulo para o meu crescimento e o das futuras gerações".

"Peço desculpas a todos aqueles que ofendi", diz o chef, apesar de explicar que em nenhum momento se identifica com as críticas de racismo de que foi alvo.

A publicação acaba com um convite para o chef que o inspirou na gastronomia asiática durante o evento: "Por favor, Victor, gostava de convidá-lo para vir a Itália passar alguns dias aqui no meu restaurante como meu convidado, para celebrar o significado das relações entre diferentes culturas e fazer um jantar a quatro mãos juntos", conclui o chef Gianluca Gorini.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.