Desde a noite de terça-feira, 29 de outubro, que a tempestade Dana tem afetado Espanha, com maior intensidade na província de Valência. Há, pelo menos, 51 mortos só nesta província, confirmou esta quarta-feira, 30, o Centro de Coordenação Operacional Integrada do Ministério do Interior, avançou o “El País”.
Dezenas de pessoas passaram a noite, em Valência, em cima de camiões e carros, nos telhados de lojas e postos de gasolina, e presos em estradas enquanto esperavam pelo resgate. Muitas dessas pessoas aguardam, ainda, pelo resgate dos serviços de emergência, que, em alguns casos, estão com dificuldades de acesso devido ao estado das estradas, avançou a mesma publicação.
Durante a madrugada houve 50 incidentes na província de Cuenca, a maioria deles em Mira, de acordo com os Serviços de Emergência de Castilla-La Mancha. Nesta cidade, o governo ativou a Unidade de Emergência Militar para resgatar cerca de 30 pessoas presas nas suas casas. O lar de idosos local teve também que ser evacuado, revelou o jornal espanhol.
De acordo com o “El Universal”, estas condições atmosféricas extremas levaram a um alerta vermelho declarado em Espanha, com chuvas que chegam aos 445,4 litros por metro quadrado, quantidade que supera em intensidade quase todas as tempestades registadas nos últimos 50 anos.
Um vídeo tornou-se viral nas redes sociais ao mostrar uma mulher com o seu cão nos braços a serem resgatados de casa, em Valência. Um membro da Unidade de Emergência Militar resgatou-os de helicóptero.
Veja o vídeo
Prevê-se que as tempestades continuem até quinta-feira, 31 de outubro, de acordo com o serviço meteorológico nacional de Espanha, avançou o “Diário de Notícias”.