A Inteligência Artificial (IA) está, cada vez mais, entre nós e até já chegou às tradições natalícias. Sabe o icónico anúncio “Holidays Are Coming” (as festas estão a chegar, em português) da Coca-Cola, de 1995, que originou todos aqueles que vieram nos anos seguintes? Então, este ano, a marca lançou uma versão do mesmo gerada única e exclusivamente por IA – e foi arrasada.
O novo anúncio, que tem 16 segundos, conta com a mesma banda sonora e os já conhecidos camiões iluminados, que viajam por paisagens cobertas de neve até chegarem a uma pequena cidade. É então que a porta de um dos camiões se abre, através da qual se pode ver um braço, que será do Pai Natal. E em vez de empunhar uma Coca-Cola original, é a versão zero que é a protagonista.
Veja o vídeo
A par desta mudança, o elenco também reflete uma maior diversidade. No entanto, a campanha foi alvo de polémica nas redes sociais, onde surgiu uma chuva de críticas, fruto da utilização da IA. Os utilizadores disseram que o filme mais parecia um "pesadelo distópico", descrevendo a iniciativa da empresa como "preguiçosa" e "sem alma".
"É triste ver que isto foi feito com um programa de IA", escreveu um utilizador no X. "O mundo está perdido se o anúncio de Natal da Coca-Cola é feito com IA", lamentou outro. Mas há quem tenha ido ainda mais longe: "Sinto que estou a assistir à morte da arte e do planeta e ninguém parece querer saber", disse outro utilizador.
Apesar das críticas, Javier Meza, diretor-geral europeu de marketing da Coca-Cola, defendeu a decisão da marca e explicou que esta iniciativa permitiu modernizar o clássico de forma eficiente. "Não começámos por dizer: 'OK, temos de fazer isto com IA'. O objetivo era trazer o filme para o presente e depois explorámos a IA como uma solução para isso", disse, segundo o "The Telegraph".
"Ter um spot que se torna parte da vida das pessoas é um privilégio. Nem todas as marcas têm esse privilégio e é algo que levamos muito a sério", acrescentou o responsável. Além disso, a utilização da Inteligência Artificial assumiu-se como uma forma de pouparem algum dinheiro – embora a quantia exata não tenha sido revelada.
Embora esta tenha sido a primeira vez que a empresa utilizou a IA, a aposta neste recurso não se fica por aqui. A Coca-Cola já tinha revelado também tem uma nova experiência digital que lhe vai permitir "falar com o Pai Natal", para poder criar uma animação personalizada em forma de globo de neve, de acordo com o site oficial.