Uma criança de 12 anos foi encontrada em segurança na noite de quarta-feira, 31 de janeiro, depois de um cão-polícia ter seguido o seu rasto durante mais de três quilómetros, segundo o departamento da polícia local. O alerta foi dado pela família por volta das 22h30 do mesmo dia, depois de se aperceberem de que a criança tinha desaparecido de casa na zona de Pakachoag Hill (EUA) durante cerca de duas horas.
A polícia de Auburn, Massachusetts, decidiu juntar todos os agentes locais que estavam disponíveis para procurar a criança, “devido às temperaturas negativas e à natureza do incidente”, de acordo com a revista “People”. Biza, o K9 (sigla norte-americana para denominar cães-polícia) do departamento, e David Llunggren, o seu oficial, foram também recrutados para ajudar nas buscas.
A cadela pastor-alemão acabou por apanhar um odor que a levou até à criança, num caminho que percorreu durante três quilómetros. Biza "conduziu os agentes até uma área onde as provas mostravam que a criança tinha estado presente pouco tempo antes", afirmou a polícia num comunicado publicado no Facebook do departamento. "Os agentes convergiram para esta área e localizaram a criança pouco tempo depois", completaram. No final das buscas, a criança foi devolvida à família e ficou “em segurança”, confirmaram os agentes.
"Estamos orgulhosos do trabalho árduo realizado pelo K9 Biza e estamos felizes em relatar um resultado positivo", escreveu o departamento no mesmo comunicado. Com um ano e meio de idade, Biza entrou para o Departamento de Polícia de Auburn em 2022, depois de ter viajado da Alemanha com o apoio financeiro necessário para se juntar à força K9, relata a CBS News. O seu papel é utilizar o seu “sentido de olfato superior” para ajudar nestas situações, assim como para localizar “narcóticos, provas, armas de fogo ou mesmo explosivos”, como se lê no site do departamento da polícia.
No entanto, apesar da tenra idade, esta não é a primeira vez que Biza consegue fechar um caso. Em setembro de 2023, a cadela pastor-alemão ajudou a localizar um suspeito envolvido numa luta, onde os clientes de um bar estavam a utilizar as cadeiras e os copos como armas, que se tinha escondido no meio da floresta. Dias antes, Biza localizou um suspeito num caso de violência doméstica, segundo a revista “People”, e, em agosto, ajudou a polícia de Shrewsbury, cidade localizada no condado de Shropshire, Inglaterra, a encontrar um homem de 25 anos, menos de uma hora depois de ter sido dado o alerta do desaparecimento.