Sátiras à situação da Amazónia, à crise dos refugiados na Europa, à relação entre a China e os Estados Unidos. Putin, Trump, Bolsonaro e a muitos outros reconhecidos e controversos nomes no panorama da política internacional. Foram algumas destas inspirações que se destacaram no 15.ª edição do World Press Cartoon, o evento que decorreu no domingo, 20 de setembro, no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha.

Anualmente, celebra e distingue o melhor do desenho de humor publicado em imprensa internacional, estabelecendo sempre um grande vencedor: em 2020, foi a caricatura de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, a peça que levou o Grand Prix. É assinado pelo alemão Frank Hoppmann e foi publicado no jornal online "Eulenspiegel", em 2019.

boris
1.º Prémio Caricatura, "Boris Johnson", Frank Hoppmann, Alemanha

O Grand Prix pertence à categoria "Caricaturas", na qual foi destacado também um desenho de autoria portuguesa: em terceiro lugar, com uma imagem de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, ficou a obra de Pedro Silva, publicada na plataforma holandesa Cartoon Movement.

Ainda dentro deste tema, em segundo lugar, ficou o desenho do mexicano Dario, em que se vê uma caricatura do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, a depilar o peito que, ao invés de conter pelos, tem uma floresta, numa alusão à situação da Amazónia.

Há ainda mais duas categorias: a Desenho de Humor e Cartoon Editorial. Na primeira, podemos ver figuras como o presidente russo Vladimir Putin, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ou o líder da Coreia do Norte, enquanto que, na segunda, se faz referência aos "coletes amarelos", em oposição aos "coletes de salvamento", numa alusão à crise de refugiados.

O World Press Cartoon contou com a avaliação de mais de mil desenhos, publicados num total de 72 países. Do júri faziam parte António Antunes, diretor do salão e cartoonista português, Sabine Glaubitz, jornalista alemã e ainda cartoonistas Jakub Wiejacki, da Polónia, Jean-Michel Renault, de França, e Osmani Simanca, de Cuba.

O World Press Cartoon, que exibe desenhos satíricos publicados na imprensa internacional, referentes aos acontecimentos mais prementes da atualidade, estará em exibição no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha, com entrada livre, a partir de 15 de novembro.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.