Quando Jorge VI morreu durante o sono em Sandrigham, na madrugada de 6 de fevereiro de 1952, a sua filha mais velha, a princesa Isabel, sem esperar, tornou-se imediatamente rainha. Reinou durante sete décadas e morreu esta quinta-feira, 8 de setembro, em Balmoral, na Escócia.

Morreu Isabel II. Monarca reinou durante 70 anos
Morreu Isabel II. Monarca reinou durante 70 anos
Ver artigo

Poucas horas após a morte da monarca, o Reino Unido começa a olhar para o futuro: o que fazer com todos os símbolos reais que tinham a cara e o nome de Isabel II? O processo de retirar o rosto da monarca de todos os símbolos reais no país e na Commonealth “vai levar algum tempo”, segundo o jornal "The Guardian"

Saiba tudo o que vai mudar.

Notas e moedas 

O governo britânico terá de trocar cerca de 4,5 bilhões de libras que estão em circulação com o rosto da rainha, no valor combinado de 80 bilhões de libras. De acordo com o "The Guardian", substituí-las com o perfil do novo monarca vai demorar pelo menos dois anos. 

moeda rainha
créditos: Unsplash

O rosto da rainha também aparece em algumas notas no Canadá, em moedas na Nova Zelândia e em todas as notas emitidas pelo banco central de Caribe Oriental. 

Bandeiras 

Desde o padrão usado nos navios da marinha às bandeiras que voam fora das esquadras da polícia em todo o Reino Unido, tudo vai ter de mudar. Os regimentos militares que voam com as cores da Rainha — muitas delas com uma EIIR (abreviação para as iniciais da Rainha Elizabeth II Regina) —  bordada a ouro terão de ser substituídas, assim como as bandeiras dos bombeiros que inclui as iniciais da monarca e os países onde continua a ser chefe de estado, entre eles a Austrália, Canadá e Nova Zelândia. 

A principal bandeira que será substituída é a Royal Standard, dividida em quatro partes, que é hasteada nos locais onde está o monarca no poder, inclusive durante as visitas. É a mais importante porque mostra o poder do soberano. Na Inglaterra, a bandeira fica no Palácio de Buckingham e no Castelo de Windsor. 

Os 96 anos de vida de Isabel II. 7 coisas que não sabia sobre a rainha de Inglaterra
Os 96 anos de vida de Isabel II. 7 coisas que não sabia sobre a rainha de Inglaterra
Ver artigo

Hino nacional 

Uma mudança relativamente óbvia: “God save the Queen” (Deus salve a rainha) será alterado para “God Save the King” (Deus salve o rei). 

Orações

Isabel II era a líder da Igreja Anglicana e há orações referentes à monarca no Livro de Oração Comum que datam a 1662. 

Pede-se a Deus que a "reabasteça com a graça do teu Espírito Santo, para que ela se incline sempre à tua vontade, e caminhe no teu caminho" ou pede-se a Deus que “governe o coração de tua serva eleita Isabel, nossa rainha e governadora, para que ela busque acima de tudo a tua honra e glória”. São algumas das orações que serão alteradas para o novo monarca. 

A alteração deverá ser feita por legislação ou por mandato real. Além disso, os sacerdotes podem emendar a oração para uso temporário e os cultos da Santa Comunhão também poderão ser alterados pelo Sínodo Geral.

Mandatos reais 

O mandato real da rainha aplica-se a mais de 600 empresas que têm uma história de fornecimento na família real — entre elas a empresa de Angostura Bitters e o ferrador Sussex Zack Treiliving. Após a morte da monarca, podem perder este estatuto, a menos que o novo rei Carlos III lhes conceda uma nova autorização. 

Caixas de correio 

O serviço de correspondência britânico leva o brasão nacional em todos os seus equipamentos, como as caixas de correio, os carimbos e os selos. Para já, segundo o "The Guardian", as caixas de correio não devem ser alteradas. No entanto, vão trocar os carimbos, sendo utilizada uma imagem da cara do novo monarca. Algumas caixas de correio ainda têm o símbolo real do rei Jorge VI. 

Para além destas mudanças, a Commonwealth também vai alterar as suas constituições, bem como as promessas de fidelidade. 

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.