Ao longo dos seus 96 anos de vida, Isabel II testemunhou e participou em vários momentos cruciais da História. Tornou-se rainha de Inglaterra de forma inesperada, em 1952, devido à morte do seu pai, Jorge VI. Tinha 25 anos e cumpriu 70 de reinado.

A vida da rainha Isabel II chegou ao fim esta quinta-feira, 8 de setembro. O pânico instalou-se depois de o Palácio de Buckingham ter emitido um comunicado no qual esclareciam que os médicos da rainha estavam preocupados com a sua saúde. A monarca ficou sob supervisão médica em Balmoral.

O rescaldo da morte da rainha Isabel II. Carlos ou William — qual dos príncipes vai subir ao trono?
O rescaldo da morte da rainha Isabel II. Carlos ou William — qual dos príncipes vai subir ao trono?
Ver artigo

Foram mais de 21 mil os compromissos públicos que cumpriu ao longo do reinado, desde visitas, condecorações ou inaugurações, de acordo com o "Expresso". Esta semana, Liz Truss tornou-se a 15.ª pessoa a quem Isabel II pediu para formar governo no Reino Unido.

Lilibet, como sempre foi apelidada pela família, casou a 20 de novembro de 1947 com o tenente da Marinha Filipe Mountbatten. Filipe era descendente das casas reais dinamarquesa e grega, tendo-se tornado, com esta união, Duque de Edimburgo. Morreu a 9 de abril de 2021, aos 99 anos.

O casamento de Isabel e Filipe resultou no nascimento de quatro filhos: Carlos, Príncipe de Gales, em 1948, Ana, em 1950, André, Duque de Iorque, em 1960, e Eduardo, Conde de Wessex, em 1964. Até setembro de 2022, Isabel e Filipe tinham oito netos e cinco bisnetos.

Em junho deste ano aconteceu o Jubileu de Platina, a celebração de 70 anos de reinado de Isabel II. Este evento contou com várias cerimónias. Desde uma parada militar a missas, corridas de cavalos e desfiles, lanches comunitários e festas com atuações de diversos artistas.

Recorde sete curiosidades da vida de Isabel II.

Em toda a sua vida, teve mais de 30 corgis

Isabel II
créditos: Instagram

Não é novidade que a rainha Isabel II adorava estes cães. Oriunda do País de Gales, esta raça é caraterizada por ser amigável, protetora e brincalhona. Bastante companheiros, estes cachorros estiveram presentes na vida da monarca desde cedo — e até ao fim. Muitos eram treinados pela própria rainha.

Participou na II Guerra Mundial

Isabel II
créditos: Twitter

Isabel II tornou-se o primeiro membro da família real britânica a cumprir serviços militares. Tinha apenas 18 anos quando se juntou às Forças Armadas Britânicas, mais precisamente ao Serviço Feminino Auxiliar do Território (ATS em inglês). Durante este período, reparou vários automóveis.

Viajou para mais de uma centena de países

Isabel II
créditos: Twitter

Ao longo de 96 anos de vida, Isabel II visitou mais de 100 países. As visitas reais começaram no Quénia em 1952. Estas viagens serviam para estreitar laços entre o Reino Unido e os restantes países.

O sítio onde nasceu é agora um restaurante chinês

Isabel II
créditos: Twitter

Isabel II nasceu no número 17 da Bruton Street, em Mayfair, Londres. Nasceu de cesariana em casa, mais concretamente no lar dos seus avós maternos. Desde 2010, a residência é um restaurante chinês chamado Hakkasan. O edifício não se encontra igual ao que era quando a rainha nasceu, já que foi alvo de bombardeamentos durante a II Guerra Mundial.

Usou o mesmo verniz durante mais de 30 anos

Essie verniz
créditos: Twitter

Trata-se da cor 6 da Essie, uma marca norte-americana de vernizes e cuidados para as unhas. Ballet Slippers, este tom de verniz cor de rosa, foi o eleito pela rainha desde 1989. Discreto, subtil e fácil de emparelhar com as roupas, este verniz nude esteve durante anos nas unhas da monarca.

Sempre conduziu, de forma legal, sem possuir qualquer habilitação

Isabel II
créditos: Twitter

Enquanto soberana, Isabel II pôde conduzir sem deter carta de condução (e sem estar a infringir quaisquer leis). A sua aptidão para conduzir nunca foi testada através de um exame. Foi a única pessoa a poder conduzir sem esta habilitação. E também nunca precisou de ter passaporte para viajar.

Era fascinada por corridas de pombos

Isabel II
créditos: Twitter

Isabel II mantinha centenas destas aves em cativeiro na Sandringham House, em Norfolk, para realizar corridas — que tanto o seu pai como o seu avô adoravam. Apesar de gostar de corridas de cavalos, não eram esses os únicos animais que observava em competição.