A Willy's Chocolate Experience, em Glasgow, Escócia, prometia ser uma experiência inesquecível para os adultos e crianças que quisessem entrar no universo de Willy Wonka, a personagem icónica do livro de Roald Dahl. Contudo, ficou viral nas redes sociais por ser tudo menos isso – e acabou até com crianças a chorar e a polícia a ser chamada ao local.

Este evento, que decorreu no fim de semana de 24 e 25 de fevereiro, prometia ser uma experiência em grande e transportar os fãs desta obra literária (e posteriores adaptações cinematográficas) para a fábrica de chocolate de Willy Wonka. Quem comprou bilhete percebeu que tinha sido completamente defraudado, porque nada correspondia ao que havia sido publicitado.

Aquando da chegada, os visitantes depararam-se apenas com um armazém (mal) decorado. Nas redes sociais, que utilizaram para expor a situação, chegaram até a relatar que as imagens utilizadas na divulgação foram criadas por Inteligência Artificial e que o cenário era completamente diferente.

O bilhete, que tinha um custo de 35 libras (cerca de 40€), daria acesso a um autêntico paraíso de doces, com cenários coloridos e em tamanho real. No entanto, não havia mais do que uma parede decorada com um poster gigante para os visitantes tirarem fotografias, um triste arco-íris, um insuflável, um corredor coberto de mantas às riscas e uma oompa loompa que, dizem as redes sociais, parecem estar num "laboratório de metanfetaminas".

A jovem, entretanto, já falou sobre o assunto. "Fiquei chocada, para ser honesta convosco. Não estava à espera de que fosse assim", comentou Kristy Paterson, em entrevista à "Vulture", acrescentando que recebeu o guião daquilo que tinha de fazer na noite anterior ao evento. Além disso, relatou não haver as mínimas condições para trabalhar.

Quanto aos miúdos, a jovem confessa que estes ficaram bastante irritados com a experiência (e não foram os únicos). "Acho que estavam confusos. Mas foram mais os pais. Eu só olhava para eles e acho que eles devem ter percebido [o aborrecimento] quando olhavam para mim", disse.

De "Wonka" ao novo filme do Aquaman. Ainda vai ter 23 motivos para ir ao cinema antes de o ano acabar
De "Wonka" ao novo filme do Aquaman. Ainda vai ter 23 motivos para ir ao cinema antes de o ano acabar
Ver artigo

A deceção com o evento foi tão grande, que a polícia chegou a ser chamada ao local. Além disso, havia crianças a chorar, porque a empresa que organizou o evento, House of Illuminati, decidiu que era boa ideia fazer uma surpresa aos mais novos – e tiveram aquilo que se assemelha a uma figura demoníaca a caminhar pelo recinto.

Num comunicado, a House of Illuminati já se pronunciou em relação ao sucedido e pediu desculpa aos clientes pelo "dia muito stressante e frustrante". "Infelizmente, no último minuto, fomos desiludidos em muitas áreas do nosso evento e tentámos o nosso melhor para continuar e avançar, mas agora apercebemo-nos de que provavelmente deveríamos ter cancelado logo de manhã", lê-se, de acordo com o "London Evening Standard".

Veja as fotos.