Se, em Portugal, é cada vez mais frequente vermos as demais cadeias de supermercado a adotarem caixas de self-checkout – ou a atualizarem-nas, como é o caso do Continente –, há outros países onde a tendência está a inverter-se. É o caso do Reino Unido, onde a Booths vai eliminá-las na maior parte das suas lojas.
Esta cadeia de supermercados tinha apostado todas as fichas neste serviço self-service, adotando-o em praticamente todos os estabelecimentos que detém. Contudo, voltou atrás na decisão, com base no argumento de que é preferível apostar no tratamento mais personalizado dos clientes, de acordo com o "Daily Mail".
"Gostamos de falar com as pessoas", afirmou o diretor da Booths, Nigel Murray, citado pela mesma publicação. "Estamos muito orgulhosos por estarmos a ir em direção a um cenário em que os nossos clientes são servidos por pessoas, por seres humanos", acrescenta, frisando que, em vez de uma aposta na inteligência artificial, vão optar por "inteligência real".
Mas não foi só a forma de tratamento dos clientes que pesou na decisão. O facto de as caixas automáticas serem "pouco fiáveis e lentas" também influenciou esta mudança, até porque muitos dos clientes, no ato de pagamento não conseguiam distinguir alguns dos produtos que estavam a comprar (como, por exemplo, os diferentes tipos de maçã, que têm preços distintos).
Por isso, esta decisão fez com que todas quase todas as lojas da Booths recebessem os seus funcionários de volta. As exceções à regra são apenas duas lojas, que continuarão a funcionar em regime self-service, fruto da grande afluência de clientes de ambos os locais.