O foguetão chinês que foi lançado para o espaço a 24 de julho vai cair descontroladamente na Terra entre os dias 30 e 31 de julho. A rota do Long March 5B (CZ-5B) ainda não está bem definida, mas Agência da União Europeia para a Segurança na Aviação (EASA) deixou um alerta esta quinta-feira, 28 de julho, para sete países da Europa.

Tal como mostra o mapa divulgado pela agência, Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Malta e Bulgária podem ser atingidos aproximadamente entre as 10h14 de sábado, 30, e as 19h08 de domingo, 31, pelo Long March 5B (CZ-5B), que pesa entre 17 e 22 toneladas de massa — o que faz dele um dos maiores objetos artificiais a cair descontroladamente em direção à Terra nos últimos anos.

Países que podem ser atingidos com a reentrada do Long March 5B na atmosfera da Terra
Países que podem ser atingidos com a reentrada do Long March 5B na atmosfera da Terra créditos: EASA

No boletim de informação de segurança da EASA sobre a reentrada na atmosfera terrestre de detritos espaciais do foguete Long March 5B (CZ-5B), a agência chinesa deixa várias recomendações: monitorizar regularmente e ter em consideração as últimas previsões disponíveis no site EU SST, adaptar as avaliações de risco de acordo com a evolução da situação e a informação disponível e a implementação de restrições num raio de 200 quilómetros sempre que o objeto sobrevoe um país.

Sendo uma queda descontrolada, torna-se difícil prever com exatidão a rota do foguetão, no entanto, "uma previsão mais detalhada poderá estar disponível apenas algumas horas antes do impacto", refere a EASA.

Portugal escapou. Foguetão chinês já entrou na atmosfera e mergulhou no Oceano Índico
Portugal escapou. Foguetão chinês já entrou na atmosfera e mergulhou no Oceano Índico
Ver artigo

Mas há uma questão que se impõe: pode cair sobre habitações ou pessoas? É pouco provável. Uma vez que a superfície prevista para a queda é coberta por água, desertos ou zonas de floresta e selva, a probabilidade de os destroços caírem sobre uma pessoa varia entre um em mil e um em 230, segundo Ted Muelhaupt, analista da Aerospace, citado pela Aljazeera.

Esta não é a primeira vez que um foguetão vem descontroladamente em direção à Terra, o mesmo aconteceu em maio de 2021, quando outro foguetão Long March 5B voltou à atmosfera e caiu nas coordenadas 2.65°N , 72.47°E, isto é, no oceano Índico, mesmo ao lado das Maldivas, pelas às 3h24 de Portugal Continental.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.