Já sabemos os perigos que comer frango cru acarreta, mas há quem se ache imune aos mesmos. É o caso de um homem que andava a vaguear por um centro comercial australiano, empunhando uma caixa de coxas desta ave, que acabou por comer sem qualquer pudor.

O episódio aconteceu no Westfield Marion, o maior centro comercial no sul da cidade de Adelaide, na Austrália, de acordo com o "Daily Mail". O indivíduo, que andava descalço pelos corredores do estabelecimento com a caixa de pernas de frango na mão, chamou a atenção de uma pessoa que também andava lá a passear, que acabou por captar o momento, partilhando-o no Reddit.

Nesta rede social, cujo objetivo é criar fóruns de discussão para os mais diversos temas, a publicação encheu-se de comentários, que iam do tom mais humorístico ao de reprovação. "O frango pode estar cru, mas ele está definitivamente queimado", começou por comentar um utilizador, aludindo para o facto de o homem não estar na posse total das suas faculdades mentais.

"Alguém pode verificar se o homem ainda está vivo, por favor?", acrescentou um internauta. "Por favor, digam-me que esta foto é enganadora e que aquilo são fatias de fiambre enroladas ou algo do género", comentou outro utilizador, estupefacto. "Consigo cheirar a Salmonella daqui", frisou outra pessoa.

Do hot pot de berbigão ao niguiri de salmonete. O Soão está mais japonês e a culpa é do João
Do hot pot de berbigão ao niguiri de salmonete. O Soão está mais japonês e a culpa é do João
Ver artigo

É precisamente por causa disso que as pessoas ficaram tão preocupadas (e chocadas, claro). Isto porque esta doença, que é causada pela bactéria Salmonella, é transmitida através da ingestão de alimentos contaminados, cuja lista inclui a carne crua ou mal cozinhada, de acordo com o site do SNS.

Embora a maior parte das infeções por esta bactéria passem despercebidas, algumas pessoas podem apresentar sintomas como diarreia, febre, náuseas e vómitos. No entanto, apesar de ser raro, as complicações podem ser ainda mais graves, resultando numa forte desidratação e dores nas articulações, por exemplo – e, em casos extremos, pode chegar mesmo a navegar pelo sangue, afetando outros órgãos, e evoluir até para a febre tifoide.

A maioria das pessoas recupera sem tratamento, no entanto, é necessário ter uma especial atenção à hidratação. É por isso que, se estiver infetado, o doente deverá procurar acompanhamento médico para que lhe sejam prescritos medicamentos de controlo de diarreia ou antibióticos, caso a infeção seja grave e passe para a corrente sanguínea.