CoCo Lee, conhecida atriz e cantora chinesa que deu voz a Mulan, morreu esta quarta-feira, 5 de julho, aos 48 anos, depois de uma tentativa de suicídio. A notícia foi avançada pelas irmãs mais velhas da artista, que revelaram que a cantora sofria de uma depressão há vários anos.

“É com grande tristeza que estamos aqui [para] dar a notícia mais devastadora: a CoCo sofria de depressão há alguns anos e a sua condição deteriorou-se drasticamente nos últimos meses. Apesar de CoCo ter procurado ajuda profissional e ter feito o seu melhor para combater a depressão, infelizmente esse demónio dentro dela levou a melhor”, escreveram Carol e Nancy Lee numa publicação partilhada nas redes sociais.

“A 2 de julho, ela [tentou] suicidar-se em casa e após isso foi encaminhada para o hospital. Apesar dos esforços da equipa hospitalar para a salvar, CoCo acabou por morrer a 5 de julho”, acrescentaram as irmãs mais velhas da artista.

CoCo Lee era uma cantora muito conhecida na Ásia, tendo uma carreira de sucesso na década de 1990 e nos inícios dos anos 2000. Em 1996, o seu álbum de estreia tornou-se no disco mais vendido da Ásia. Anos mais tarde, decidiu apostar numa carreira internacional e lançou o seu primeiro álbum em inglês “Just No Other Way”, tendo o single “Do You Want My Love”, chegado ao ranking de músicas mais ouvidas de 1999.

Alan Arkin morre aos 89 anos. Ainda não se sabe a causa da morte do ator de Hollywood
Alan Arkin morre aos 89 anos. Ainda não se sabe a causa da morte do ator de Hollywood
Ver artigo

Mas foi com a canção “A Love Before Time”, do filme “O Tigre e o Dragão”, que CoCo Lee fez história. A cantora foi a primeira artista chinesa a atuar no palco dos Óscares, quando estava nomeada para Melhor Canção Original em 2001.

A cantora também realizou alguns trabalhos no universo cinematográfico. CoCo Lee deu voz a Mulan na versão chinesa do filme da Disney, tendo também participado em outros filmes como “Master Of Everything” ou “No Tobacco”.

Em 2023, a artista celebrava 30 anos de carreira como cantora. As irmãs mais velhas de CoCo Lee não quiseram deixar em branco esta celebração e apontaram o quanto a atriz fez para artistas chineses serem reconhecidos num universo internacional. “CoCo também é conhecida por ter trabalhado incansavelmente para abrir um novo mundo para os cantores chineses no universo musical internacional e fez tudo para brilhar para o povo chinês. Como família de CoCo estamos muito gratas por termos uma irmã tão excelente e extraordinária”, referiram Carol e Nancy Lee.