A FIFA, órgão máximo que regula o futebol, decidiu suspender preventivamente Luis Rubiales. A medida tem efeitos imediatos e durará 90 dias, período em que decorre o processo disciplinar para avaliar o comportamento do presidente da RFEF na final do Mundial de futebol feminino, no domingo, 20 de agosto.

Em comunicado, a FIFA destaca que Rubiales, que beijou a futebolista Jenni Hermoso sem o consentimento desta, deve “abster-se, mediante ele próprio ou de terceiros, de contactar ou tentar contactar” a jogadora ou “os seus mais próximos”.

Caso seja considerado culpado, o ainda líder da RFEF, que recusou abandonar o cargo em conferência de imprensa esta sexta-feira, 25, será alvo de sanções que podem ir desde uma multa até ao impedimento de exercer as funções que ocupa atualmente.

A polémica que está abalar Espanha tem desenvolvimentos diários. Depois da conferência de Rubiales, Jenni Hermoso veio desmentir em comunicado que tenha dado o seu consentimento para ser beijada. Este sábado, 26, a RFEF emitiu um novo comunicado, reiterando a versão do presidente e apresentando fotografias que mostram a jogadora a pegar em Rubiales (mas omitindo imagens do momento do beijo).