Uma mulher está a ser julgada por, alegadamente, ter cometido um crime hediondo: o homicídio da própria mãe, que também terá desmembrado e a cujos restos mortais terá tentado pegar fogo nas traseiras da própria casa. O caso envolve uma panóplia de detalhes macabros, que vão do uso de uma motosserra à tentativa de queimar o cadáver num grelhador.
Candace Craig, de 46 anos, está a responder à justiça por estar indiciada pela morte da mãe, Margaret Craig, de 71 anos, no estado de Maryland, nos Estados Unidos. Os restos mortais da idosa, que terá sido morta a 23 de maio de 2023, foram encontrados pela polícia em sacos de lixo na cave da casa, em maio de 2023, depois de um vizinho ter reparado que a mulher estava desaparecida, diz a "People".
Durante os primeiros dias do julgamento, que começou na quarta-feira, 30 de outubro, a filha da alegada homicida declarou ser cúmplice e terá testemunhado o homicídio. Este foi levado a cabo depois de a avó acusar a mãe de lhe roubar dinheiro da conta bancária. A jovem de 21 anos recorda ter ouvido um grito, além de que a mãe lhe pediu para não entrar no quarto da avó.
No dia seguinte, ao entrar no quarto da avó e encontrar o corpo num contentor, com um saco de lixo na cabeça e sangue no chão, a jovem confrontou a mãe. Candace Craig terá sugerido várias formas de se desfazer do corpo – como queimá-lo, desmembrá-lo ou até usar ácido para o efeito. Acabou por desmembrá-lo e terá tentado queimá-lo nas traseiras de casa, tendo ido a uma loja de ferragens comparar materiais.
No entanto, os vizinhos notaram que o fogo se estava a alastrar e chamaram os bombeiros, pelo que o plano de Candace Craig, que tentou executar nas traseiras da casa, acabou por sair furado. A filha da alegada homicida afirmou que, na manhã seguinte, acabou por ajudar a mãe a levar os restos mortais para dentro de casa, em cuja cave ficaram guardados, continua a "People".
A polícia, ao chegar ao local do crime alguns dias depois – mais precisamente, a 2 de junho –, sentiu um forte odor a decomposição e encontrou três sacos de lixo com sangue no porão. Os investigadores encontraram ainda uma motosserra com restos humanos, manchas de sangue e produtos de limpeza. Agora, Candace Craig enfrenta a possibilidade de prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, caso seja considerada culpada.