Delayne Ivanowski doou secretamente um rim ao pai e manteve esta intenção em segredo durante oito meses. John Ivanowski tinha sido diagnosticado há dois anos com uma doença renal conhecida como nefropatia por IgA ou doença de Berger. Esta doença renal crónica progride ao longo de 10 a 20 anos e "pode levar à doença renal em estado terminal", quando os rins deixam de funcionar, explica a Johns Hopkins Medicine.

O momento emocionante em que este homem volta a ver a mulher e a filha depois de 11 dias debaixo dos escombros na Turquia
O momento emocionante em que este homem volta a ver a mulher e a filha depois de 11 dias debaixo dos escombros na Turquia
Ver artigo

Mesmo sabendo disto, John disse à filha que não queria que ela lhe doasse um rim. Contudo, a enfermeira de 25 anos não lhe deu ouvidos e decidiu levar a sua avante — estava determinada em ajudar o pai. "Eu estava tipo 'vou fazer isso, não me importo o quão zangado ele fique comigo'", disse a jovem à ABC News. "Pelo menos ele viverá uma vida boa e não ligado a uma máquina", acrescentou. 

A filha revelou na descrição de um GoFundMe que criou para ajudar a pagar as despesas médicas do pai que o homem já estava num estado avançado da doença e que não tinha muito tempo de vida. Era certo que precisava de um transplante e queria ajudá-lo, desse por onde desse.

Durante oito meses manteve o plano em segredo e foi fazendo os testes e procedimentos necessários para se tornar dadora. Enquanto isso, o pai estava em diálise e fazia tratamentos três vezes por semana.

John tinha receio que a filha tivesse repercussões na saúde por ficar sem um rim, especialmente porque o homem já tinha perdido um filho com cancro há mais de 15 anos. "Pensei, perdi o meu filho e se algo acontecesse à Delayne, não saberia o que faria", explicou.

Os trabalhadores da Universidade de Washington e do Barnes-Jewish Transplant Center ajudaram Delayne a manter o segredo até ao último minuto. A filha só revelou que tinha sido ela a dadora no dia seguinte ao transplante, quando entrou na sala de recuperação onde o pai estava ainda de bata hospitalar e ligada a uma intravenosa.  

O vídeo da revelação foi parar ao TikTok e tornou-se viral tendo já 4.5 milhões de visualizações e mais de 619 mil 'gosto'. Quando vê a filha a entrar na sala, John fica incrédulo e chora de emoção. Hoje John já mudou de posição e diz que se sente grato e  fisicamente "muito melhor".

Veja o vídeo emocionante