O advogado de 43 anos, filho de Cándido Conde-Pumpido, presidente do Tribunal Constitucional de Espanha, foi internado esta segunda-feira, 6 de maio, na sequência de um surto psicótico, após ter consumido drogas e tentado invadir propriedade privada. De acordo com o "El Mundo", Cándido Conde-Pumpido Varela tentou entrar nas instalações da Mediaset, em Madrid, alegando querer ver gravações privadas suas que, supostamente, um programa da Telecinco teria.

No decorrer desta ação, as forças de segurança impediram-no de entrar no edifício. Ao depararem-se com o estado em que se encontrava, as autoridades foram alertadas e realizaram um despiste a álcool e drogas. Os resultados positivos, que são crime contra a segurança rodoviária, fizeram com que Cándido Conde-Pumpido fosse hospitalizado, após ter sido determinado que estava a sofrer um surto psicótico.

Esta não é a primeira polémica em que o filho do presidente do Tribunal Constitucional está envolvido. Em 2023, foi detido, a 3 de novembro, por supostas agressões a uma stripper, que alegou ter sido agredida sexualmente por Varela, juntamente com mais dois homens, tal como refere o “El País”. Contudo, meses depois, a mulher, cuja identidade é desconhecida, retirou a queixa contra Cándido Conde-Pumpido Varela, o que levou à arquivação do caso.

Mais recentemente, no final de abril, foi novamente detido, desta vez por tentativa de homicídio e ameaças a uma mulher. De acordo com o "20 Minutos", Cándido Conde-Pumpido Varela foi acusado pela mulher de a tentar matar enquanto ambos seguiam num carro na auto-estrada. Um episódio muito semelhante ao que, em novembro de 2023, resultou numa queixa de agressão sexual. Uma outra mulher, que posteriormente retirou a queixa, diz ter sido agredida sexualmente pelo advogado em casa deste, nos arredores de Madrid.

Em 2018, Cándido Conde-Pumpido Varela já tinha sido foi investigado por, alegadamente, cometer o crime de lavagem de dinheiro, avança o jornal “O Globo”.

Cándido Conde-Pumpido Varela iniciou a carreira de advogado em 2003. É colaborador da Antena 3 Notícias, no programa “Espejo Público”. Foi, também, professor universitário na Universidade Europeia de Madrid entre 2012 e 2014.