Depois de ter aparecido em 2018 no WhatsApp, e de ter deixado pais e adolescentes amedrontados e preocupados, o Momo Challenge — que consiste em incentivar crianças e jovens a automutilarem-se ou a suicidarem-se — está de regresso, mas desta vez no YouTube.
Já foram várias as notícias de crianças (e pais) que, um pouco por todo o mundo, têm contado como se cruzaram com a Momo no Youtube. A história inicial é sempre a mesma. A criança enquanto navegava no YouTube ou no YouTube Kids era confrontada com um vídeo aparentemente normal da "Porquinha Peppa", de jogos como "Fortnite" ou "Minecraft" ou até de abertura de brinquedos como L.O.L. Surprise Dolls ou Kinder Surpresa.
No entanto, no meio do vídeo aparecia a figura de Momo, desafiando o espectador daquele vídeo ou para se magoar ou para se matar, dizendo ainda que se contasse a alguém, a Momo faria mal à sua família. Se há muitos pais e crianças que afirmam terem visto os vídeos assustadores de que toda a gente fala, há um grande número de utilizadores que têm em vão procurado por vídeos semelhantes aos que de que se tem falado, mas sem sucesso.
Vários têm sido os utilizadores de redes sociais que afirmam ter passado algum tempo à procura deste vídeos online mas que não conseguiram encontrar nenhum exemplo. Na rede social Reddit, foram muitos os que disseram não encontrar os vídeos de que toda a gente fala no YouTube. O utilizador Nalwoir, que afirma trabalhar numa instituição de educação e proteção de menores, afirma que não existem provas de que estes vídeos tenham alguma vez sido colocados na plataforma, chamando ainda à atenção para criação de um "pânico moral".
Já na rede social Twitter, a utilizadora biancatorres, partilhou um vídeo onde se pode ver a avó do seu filho a questionar o menino se terá visto Momo no YouTube. Angel nega conhecer a foto de Momo e diz que nunca viu tal figura nos seus vídeos do Youtube.
Além disso, o YouTube emitiu um pequeno comunicado na sua página de Facebook, no passado dia 27 de fevereiro, afirmando que não tinha conhecimento de vídeos com estas características terem sido colocados na plataforma.
Tal como todos estes utilizadores de redes sociais, questionei-me se seria capaz (ou não) de encontrar um vídeo no YouTube com estas características. Por isso, cheguei à redação, fiz um pacote de pipocas salgadas no micro ondas e passei toda a tarde de sexta-feira à procura de um vídeo com contornos semelhantes aos que tanta gente diz que já viu (spoiler alert: não encontrei).
Comecei por pesquisar na versão do YouTube normal. Sem nunca utilizar "momo" ou "momo challenge" como palavras-chave e fugindo dos canais oficiais ou de utilizadores certificados do YouTube comecei a navegar pelos vídeos que me iam aparecendo na plataforma. Comecei por utilizar variações de palavras-chave que oscilavam entre "kinder surprise" "lol surprise" e ia alterando as especificações de pesquisa para vídeos que tivessem sido colocados na plataforma entre esta semana e as últimas 24 horas.
Sempre que clicava num vídeo de utilizador não certificado, todos os vídeos que me eram recomendados em seguida pertenciam a criadores de conteúdos reconhecidos na plataforma. Foi assim que acabei na conta de "Ryan ToysReview", um rapaz de 7 anos residente nos Estados Unidos, e o vi a explorar um sótão e a fingir que fazia pizzas.
Sentido que não estava a cumprir a missão a que me tinha proposto, voltei a fazer a mesma pesquisa e fui novamente seguindo os relacionados. Foi assim que acabei a ver Princesas da Disney retratadas como vegetais, uma compilação de todos os filmes lançados pela Pixar, a curta "Kitbull" da PixarShorts, uma compilação de trailers da "Pets: a vida Secreta dos Nossos Bichos 2" — que será lançado ainda este ano e um conto tradicional da Hungria.
Foi ainda nesta pesquisa que vi o vídeo "Oh Sheep", o vídeo "mais chocante" de toda esta experiência. Esta animação, que tinha na descrição ser indicado para crianças com idades superiores a 12 anos, mostrava as várias tentativas falhadas de dois pastores para não ficarem com os seus rebanhos de ovelhas misturados. Após várias experiências que correram mal, nenhuma ovelha dos dois rebanhos chegou viva ao final da história.
Repeti os mesmos moldes para pesquisar vídeos e episódios da "Porquinha Peppa". Depois de ter visto vídeos em português, brasileiro, em inglês, percebi que não ia encontrar a Momo entre a família feliz de Peppa. E o mesmo aconteceu quando repeti os passos para pesquisar sobre "Fortnite" ou "Minecraft".
Sentindo-me derrotada com o YouTube, peguei no meu smartphone, instalei o YouTube Kids e fingi por algum tempo ser uma criança com 8 e 12 anos, respetivamente, mas não encontrei diferença nos conteúdos apresentados, apesar de ter colocado idades diferentes.
Não coloquei também qualquer restrição de pesquisa ou de conteúdos durante o tempo que naveguei na plataforma para deixar em aberto as minhas chances de encontrar a Momo. Comecei por pesquisar por "Fortnite" e, qual não foi o meu espanto, a aplicação não me deu nenhum resultado de volta com esta pesquisa.
Voltei a pesquisar, mas desta vez sobre a "Porquinha Peppa". Ao longo da pesquisa vi várias versões deste desenho animado não só em português e inglês mas também em russo. No entanto esta aplicação se é muito limitativa por um lado com aquilo que podemos pesquisar, por outro tem uma maior variedade nos conteúdos que nos apresenta como relacionados. Enquanto navegava pelos “relacionados” vi contéudos tão diferentes como a música “Baby Shark” ou uma menina a brincar num parque infantil. Depois de ter repetido o processo de pesquisa para as diferentes palavras-chave (kinder surprise, Lol surprise e Minecraft) e de ter sempre obtido o mesmo tipo de resultados e de vídeos, dei por terminada a minha busca pela Momo.