É o artista de rua mais falado do momento. Ninguém sabe quem ele é, mas a especulação é grande. Já deu (poucas) entrevistas, há quem acredite que se chama Robert, chegou a estar nomeado para um Óscar em 2010 e as suas obras de arte são conhecidas em todo o mundo.
Mas a identidade secreta de Banksy pode estar em risco de ser revelada. De acordo com o jornal britânico "The Independent", foi descoberta uma entrevista nos arquivos da ITV London a um homem que afirma ser o artista plástico. O vídeo foi gravado antes da abertura da exposição "Turf War",em 2003.
Nesse vídeo, divulgado pela mesma publicação, é possível ver um homem de cara tapada e de chapéu na cabeça — a única coisa que se vê são mesmo os olhos. Na altura, este indivíduo foi visto a pintar duas obras que estão atribuídas a Banksy.
"Estou disfarçado porque não posso ser um artista de grafiti e depois surgir publicamente. São duas coisas que não combinam", afirmou o alegado Banksy.
Quando o jornalista da ITV, Haig Gordon, perguntou ao homem se se importava que os seus dados fossem divulgados à polícia, a resposta surgiu após aquilo que pareceu ser um riso descontraído: "Não. Que dados é que tem sobre mim?"
Robert Murphy, o jornalista que encontrou esta entrevista nos arquivos da estação britânica, afirma que "é impossível saber se aquele é o verdadeiro Banksy". No entanto, acrescenta ainda que o vídeo mostra alguém que se afirma como sendo o artista, a pintar numa exposição oficial do artista. Aliás, é possível ver alguns animais pintados atrás do entrevistado, algo que já se tinha tornado numa imagem de marca do artista.
Já o repórter responsável pela entrevista indica que também não tem a certeza se é o verdadeiro Banksy, mas que todo aquele ambiente lhe parecia real. "Parecia um evento organizado. O assessor de imprensa parecia um assessor normal que não estava a pregar uma partida aos media", revelou, citado pelo "The Independet".
Até agora não há nenhuma confirmação de que se tratava do verdadeiro Banksy. De acordo com o mesmo jornal, a equipa por detrás do artista já respondeu a estas alegações: "Sem comentários. Recebemos muitas coisas destas".