A história é tão insólita que já há quem se refira a este evento como "The Last Festival on Earth". Este "último festival" — uma vez que todos os outros estão a ser cancelados — aconteceu no Panamá em março mas, devido à pandemia, os festivaleiros ainda lá estão, sem previsões de saída.

Dia 15 de março, o Tribal Gathering Festival, que acontece numa selva junto à praia em Colon, no Panamá, entrou em quarentena devido à pandemia. Isto numa altura em que cerca de 40 pessoas ainda estavam no local, entre festivaleiros e trabalhadores.

Alguns dos presentes conseguiram apanhar os últimos voos mas, quem não o fez, tão cedo não vai conseguir sair do país. Ao  "The Guardian", um voluntário britânico explica que a embaixada do Reino Unido no Panamá ofereceu-se para disponibilizar transporte de autocarro para a Cidade do Panamá mas, como não havia garantia de que conseguissem voo, muitos preferiram ficar na praia. Entretanto, deixaram de ter hipótese de escolher quando as autoridades decretaram que deveriam ficar isolados.

Rock in Rio Lisboa foi oficialmente adiado e já há novas datas
Rock in Rio Lisboa foi oficialmente adiado e já há novas datas
Ver artigo

Por isso, aquela ideia idílica de festival prolongado numa praia de sonho, rapidamente passou a um pesadelo, e até já há um mini documentário sobre o que se está a passar no local. Chama-se “From Paradise to Hell: Trapped At a Music Festival Because of Covid-19”, que foi lançado no YouTube pela "Vice" a 24 de abril.

[widget-youtube url=“https://www.youtube.com/watch?time_continue=651&v=k6Al9UyW2ck&feature=emb_title”/]

No vídeo é possível perceber que, nos primeiros dias de isolamento, o clima ainda era de festival, com toda a comida e música disponível. Nos dias seguintes, as fronteiras foram cortadas, os militares começaram a ser agressivos e chegaram até a ficar com passaportes de alguns dos festivaleiros.

"Estar preso numa praia pode parecer pitoresco, mas o ambiente é intenso. As palmeiras lançam um óleo durante a noite que contamina tudo. E há muito pó, muito vento. Depois de 80 dias aqui, estou ansioso por ter paredes", descreve Doug Francisco, um artista de circo que ficou preso no festival, em declarações ao "The Guardian".

"A cada dias as coisas começaram a ficar piores. Cheguei ao ponto de questionar: será que vão melhorar?", questiona um dos presentes, que dá o seu testemunho no vídeo publicado pela Vice.

Entretanto, a embaixada do Reino Unido tratou do transporte de algumas pessoas para a Cidade do Panamá, de onde ainda não conseguiram sair, mas uma parte mantém-se na praia onde foi realizado o festival.

O Tribal Gathering Festival foi criado para que as pessoas possam viver uns dias com membros de tribos e se conectem com o planeta. "Neste momento, sinto que já criamos uma tribo", conta um dos que ficou em Colon

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.