
Um produtor musical e life coach está a agitar as redes sociais ao ter desvendado uma luta que carrega com ele desde muito pequeno: o distúrbio alimentar. Lachlan “Lucky” Munro, de 43 anos, abriu o seu coração numa entrevista ao confessar que desde jovem que a comida era o seu conforto, e que chegou mesmo a gastar mais de 100€ por dia em entregas em casa - dinheiro esse que era retirado da renda. A sua radical transformação deixou todos surpresos, e Lachlan Munro sente-se agora um homem saudável.
Isto porque o produtor musical passou de 73 para 117 quilos ao longo dos anos, e agora já conseguiu baixar novamente para os 82 quilos. Tudo começou quando Lachlan Munro roubava doces na escola e vasculhava as mochilas dos colegas à procura de batatas fritas, explicou numa entrevista ao “The Independent”, uma vez que sentia que comer era a única coisa que o ajudava a processar emoções. No entanto, a comida só começou a ser um problema já em adulto, quando o produtor musical teve de parar abruptamente de beber aos 24 anos por já não ter qualidade de vida.
“A minha vida chegou a um ponto em que tive de deixar de beber aos 24 anos porque estava a começar a matar-me”, explicou. “Fiquei sóbrio, deixei os cigarros aos 25 anos e voltei a comer. Não conseguia lidar com toda a raiva e fúria, com todos os sentimentos que não tinham sido abordados ao longo da minha vida. A minha dependência alimentar era galopante”, acrescentou Lachlan Munro, dizendo ainda que justificava esta necessidade de comer com o facto de ter sido difícil parar de beber.
Contudo, tudo piorou ainda mais quando uma aplicação de entregas de comida ficou disponível na zona onde o life coach vivia, o que aumentou ainda mais a sua dependência. “Foi o paraíso da conveniência. Comia 7 mil calorias de uma só vez - encomendava três vezes e gastava 30 libras [35 euros] em cada uma”, o que perfaz 105€ por dia em entregas de comida, dinheiro esse que Lachlan Munro retirava da renda que tinha de pagar no final do mês. “Era sempre impulsivo. Gastava o dinheiro da renda”, disse.
No entanto, o produtor musical tinha a consciência de que aquela atitude o estava a matar, e foi quando uma amiga lhe deu a conhecer o programa “Devoradores Anónimos” que a sua vida mudou radicalmente. “A comida é um vício tão embaraçoso. Perdi a vergonha de ter um distúrbio alimentar agora que encontrei a ajuda certa para o resolver. Uma amiga disse-me que ia a uma reunião de recuperação de 12 passos e, de repente, ouvi o que precisava de ouvir. Comecei a praticar a abstinência em relação à comida”, explicou.
Com esta ajuda, Lachlan Munro passou de 117 para os 82 quilos nos últimos anos, e ainda hoje pratica esta abstinência. “Há certos alimentos que não posso comer, chamamos-lhes 'alimentos alcoólicos', por isso deixei de comer batatas fritas, donuts, chocolates, bolachas e pizza. Alguns alimentos podem ser consumidos, mas há o perigo de desencadearem alguma coisa, e isso para mim são os doces sem açúcar, entre outras coisas”, acrescentou o life coach. Agora, é Lachlan Munro quem faz as refeições lá em casa, tendo-se reeducado com a ajuda de uma nutricionista. “Recuperei a minha liberdade”, rematou.