
O Euro 2020 chegou ao fim com a vitória da Itália contra a Inglaterra, já na fase das grandes penalidades (3-2). Após o apito final, alguns adeptos fizeram questão de deixar o seu apoio à equipa inglesa, mas três jogadores da Inglaterra — Marcus Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka — foram insultados com comentários racistas através das redes sociais.
Minutos depois de Donnarumma, o guarda-redes italiano, defender o remate decisivo de Saka, as redes sociais dos jogadores encheram-se de insultos racistas. E apesar de nenhumas das contas de Instagram dos futebolistas ter sido atualizada após a derrota contra Itália, isso não impediu que os adeptos enchessem a caixa de comentários com vários insultos — desde a utilização de emojis de macacos até ao desejo dos atletas deixarem a seleção ou voltarem para as suas terras.
Esta não é a primeira vez que o futebol inglês é vítima de racismo online: em maio, Marcus Rashford já tinha feito uma denúncia devido aos insultos racistas após a derrota do Manchester United na Liga Europa contra o Villarreal.