20 de outubro de 2022 é um dia histórico para o Reino Unido — e pelos piores motivos. Esta quinta-feira, a primeira-ministra britânica anunciou a demissão, tornando-se a chefe de governo daquele país que menos tempo esteve no cargo.

Com o país mergulhado no caos político e numa crise financeira que deverá agravar-se nos meses de Inverno, a demissão de Liz Truss estava iminente. E foi por isso que o tabloide "Daily Star" lançou, a 14 de outubro, uma iniciativa que tem tanto de original como de bizarro: "o que duraria mais? Uma alface fresca ou Liz Truss no n.º 10 de Downing Street?".

O jornal lançou uma emissão em direto, onde o vegetal era filmado 24 horas por dia. A alface (que custou 69 cêntimos e foi comprada numa das lojas da cadeia de supermercados Tesco) ganhou o nome de Lizzy Lettuce (Lizzy Alface). Começou por aparecer ao natural, mas foi ganhando acessórios ao longo dos dias, bem como companheiros (uma banana, uma maçã, uma cenoura, alguns brinquedos). Finalmente, esta quinta-feira, o "Daily Star" anunciou a vitória de Lizzy Lettuce sobre Liz Truss. 

"A alface durou mais tempo do que Lizz Truss" anunciou o "Daily Star" créditos: Daily Star

Saladas à parte, e com o Reino Unido prestes a ter o terceiro primeiro-ministro no espaço de seis semanas, o que se segue? Na próxima semana, o Partido Conservador terá uma nova eleição interna para escolher o líder que vai suceder a Truss. Esse será, de acordo com as regras do sistema político britânico, o próximo chefe de governo.

Fã de Taylor Swift, conservadora, mas defensora da liberalização da cannabis. Quem é Liz Truss, a próxima primeira-ministra britânica?
Fã de Taylor Swift, conservadora, mas defensora da liberalização da cannabis. Quem é Liz Truss, a próxima primeira-ministra britânica?
Ver artigo

No entanto, e essa é a vontade do Partido Trabalhista, poderão ser convocadas eleições gerais antecipadas (que só deveriam acontecer em 2024). Este sufrágio, que acontece a cada cinco anos no Reino Unido, serve para eleger os representantes dos eleitores no parlamento britânico. O partido que obtém a maioria escolhe, depois, o primeiro-ministro, que poderá mudar ao longo deste período de tempo.

Nos últimos 30 anos, apenas Tony Blair e David Cameron ultrapassaram a fasquia dos cinco anos no cargo. O antigo líder do Partido Trabalhista foi primeiro-ministro durante 10 anos e 56 dias (entre 1997 e 2007), enquanto Cameron ocupou o n.º 10 de Downing Street durante seis anos e 63 dias (entre 2010 e 2016). Ambos se demitiram.