A população brasileira foi às urnas, este domingo, dia 30 de outubro, para a segunda volta das eleições para eleger o próximo presidente do país. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (Partidos dos Trabalhadores) , 77 anos, volta a ser presidente da República pela terceira vez, após vencer a segunda volta com 50,88% dos votos válidos. O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (Partido Liberal), saiu derrotado com 49,12% de votos válidos e permanece em silêncio. 

A notícia foi dada por volta das 23 horas de Lisboa, quando o Tribunal Superior Eleitoral (STE) do Brasil deu a eleição como terminada. O Brasil, que se revelou politicamente dividido, voltou a eleger Lula da Silva para um regresso inédito ao Palácio do Planalto. "Este povo não quer mais brigar. É hora de baixar as armas", disse Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos como presidente, entre 2003 e 2011. Lula irá tomar posse no dia 1 de janeiro de 2023.

Já Jair Bolsonaro, ex-Presidente da República e o primeiro presidente a não conseguir reeleição, fugiu aos jornalistas, ministros e apoiantes após a derrota. Por volta das 22 horas, os apoiantes que aguardavam um discurso do líder viram a quilómetros de distância as luzes do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, serem apagadas. Até ao momento, Jair Bolsonaro permanece em silêncio e não admitiu a derrota. 

Lula também venceu em Portugal

Existem 209.072 cidadãos brasileiros a viver legalmente em Portugal, de acordo com dados divulgados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, citados pelo diário brasileiro "Folha de S. Paulo". A maioria foi às urnas este domingo e Lula Da Silva também venceu em território português. De acordo com dados avançados por uma representante do PT, o atual presidente ganhou no Porto, com 64,8% dos votos (9450), em Lisboa, com 64,5% (mais de 12 mil votos) e em Faro com 52%, de acordo com os dados divulgados pelo jornal "Publico".

Na primeira volta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Partidos dos Trabalhadores) e o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (Partido Liberal) foram os mais votados — Jair Bolsonaro com 43,3% e Lula da Silva com 48,39%.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já concluiu os resultados dos votos da segunda volta das Eleições. Cerca 124.252.796 cidadãos compareceram às urnas, número equivalente a 79,41%. A abstenção alcançou 32.200.558, representando 20,59%. Quanto aos votos nulos, foram 3.930.765, o que corresponde a 3,16% do total de votos. Já os votos em branco somaram apenas 1,43%.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.