Daniel Amorim, mais conhecido na indústria da música como MC Daniel, veio até Portugal para um concerto na Feira de Março, em Aveiro, na passada sexta-feira, 29, acompanhado pela família. O cantor brasileiro, que voltou para o país depois do concerto, deixou a mãe em Portugal, que decidiu conhecer um pouco mais do norte, mas aquilo que poderia ser uma estadia cheia de conquistas (depois de o filho ter enchido a sala onde atuou) acabou por se transformar numa experiência desagradável.
Daniela, a mãe, decidiu ir até um restaurante próximo do seu hotel almoçar no domingo, dia 31, documentando tudo na sua conta do Instagram, segundo “O Globo”. A mulher brincou com o facto de o estabelecimento ter cabrito assado “por apenas 38 euros”, e resolveu sentar-se para almoçar. Noutra história mais à frente, Daniela acabou por documentar a maneira como um dos funcionários falou consigo, mostrando-se visivelmente afetada com a situação.
Na história, Daniela chama um dos funcionários de “moço”, palavra frequentemente usada no Brasil. No entanto, um funcionário mais velho do restaurante que estava a ouvir a conversa diz que, ali, ninguém era moço. “Moços aqui não há, filha”, ouve-se um homem a dizer. Daniela, confusa, pergunta se não pode dizer moço. “Assim não”, respondeu o funcionário. “Como é que eu falo?”, perguntou. “Empregado”, respondeu o homem de seguida.
“Empregado? Lá no Brasil não pode falar empregado”, esclareceu Daniela, visivelmente confusa com a situação. “Mas isso é lá no Brasil, onde é que a senhora está?”, respondeu o funcionário. “Nossa, que grosso comigo”, confessou a mãe de MC Daniel. A mulher prossegue e diz que no Brasil é normal dizer “moço”, e que não sabia que em Portugal não era comum. “Você está me ensinando, eu não sabia. Quando você for no Brasil, eu te ensino”, disse. O funcionário acabou por responder que quando for ao Brasil saberá como responder.
No Instagram, MC Daniel também se pronunciou sobre o que aconteceu com a mãe, deixando uma história na sua conta onde diz que ficou com “dó dela”. “Que sorte que eu não tava. Minha mãe visivelmente desconfortável, sem saber que não podia chamar homem de moço em Portugal, mesmo assim o cag@o ficou querendo pagar de machão, deixando ela desconfortável”, lê-se na publicação.
Mais tarde, Daniela também voltou a falar sobre a situação, segundo “O Globo”. A mãe do cantor brasileiro escreveu nas suas histórias que “a maneira" como tratamos "o outro diz muito” sobre nós, e pede para que ninguém se sinta “constrangida” com algo ou seja “destratada por ninguém”.
Daniela Amorim é também mãe de Gustavo Amorim Nicola, jogador de futebol que atualmente joga pelo São José Esporte Clube, em São Paulo. A mulher ficou conhecida nas redes sociais por acompanhar MC Daniel pelo mundo fora nos seus concertos, mostrando sempre os bastidores, os ensaios nos estúdios e a vida do filho. Daniela soma já mais de 810 mil seguidores no Instagram e também relata o seu dia a dia, como aconteceu com o vídeo publicado no restaurante em Portugal. Além disso, a mulher foi educadora (até o filho lhe pedir para parar de trabalhar), e é também designer na marca de joias D'Amorim.