Os incêndios que devastaram a Califórnia, nos Estados Unidos, fizeram com que várias entidades e figuras públicas se mobilizassem para angariar fundos para ajudar as vítimas. De concertos solidários a doações pessoais, já se viu de tudo: e agora, até Meghan Markle e Billie Eilish se juntaram para contribuírem para a causa.

Quem partilhou a história foi a duquesa de Sussex, que esta terça-feira, 4 de fevereiro, publicou um vídeo no Instagram, onde revelou como conseguiu surpreender uma vítima da catástrofe, que conheceu aquando da (polémica) visita a uma das comunidades devastadas. Em causa está uma dupla de mãe e filha, esta última com 15 anos, que tinham regressado ao local para ver o que restava da sua casa.

Veja o vídeo

"A mãe encontrou algumas coisas [na casa] e, enquanto falava com ela, virei-me e vi esta jovem mulher", contou. Foi então que soube que, entre tudo o que perdeu, a adolescente só queria recuperar uma peça de roupa muito especial: uma T-shirt do concerto de Billie Eilish a que tinha ido há pouco tempo, que ficou para trás devido à pressa da evacuação, diz a "People".

Sem conhecer pessoalmente Billie Eilish, a duquesa recorreu aos seus contactos para tentar chegar à cantora. "Pensei em todas as pessoas que conhecia e gravei um áudio a pedir: "Por favor, alguém pode entregar isto à Billie Eilish? É isto que estou a pedir’", revelou. O apelo surtiu efeito e a artista respondeu, enviando um presente especial para a jovem.

No vídeo – o primeiro em formato selfie publicado pela duquesa –, Meghan Markle, que vestia um hoodie com os nomes dos filhos, Archie e Lilibet, mostrou os artigos enviados por Billie Eilish, que passavam por produtos de merchandise (e algumas peças estavam autografadas). "Malta, nem sei o que tudo isto significa, mas está assinado para ela", disse, visivelmente entusiasmada.

Na publicação, a mulher do príncipe Harry agradeceu emocionada a Billie Eilish e também a Adam Levine, vocalista dos Maroon 5, e à sua mulher, a modelo Behati Prinsloo, pelo apoio no âmbito da iniciativa. "Isto vai ser muito especial para ela", disse, ao mesmo tempo em que reforçava os agradecimentos a todos os que têm ajudado as vítimas dos incêndios.

Foi mesmo de propósito: havia ordens para ninguém ajudar Meghan no casamento real. Nem sequer a segurar o véu
Foi mesmo de propósito: havia ordens para ninguém ajudar Meghan no casamento real. Nem sequer a segurar o véu
Ver artigo

Os incêndios na Califórnia, que começaram no início de janeiro, resultaram em quase 30 mortes e destruíram milhares de casas, bem como outros estabelecimentos, especialmente nas áreas de Pacific Palisades e Altadena, segundo os dados mais recentes, diz a CBS. O FireAid tem como objetivo angariar fundos para a reconstrução das comunidades afetadas e para a prevenção de futuros incêndios na região.

Os incêndios levaram a que Meghan adiasse o lançamento da sua série na Netflix, "With Love, Meghan", inicialmente previsto para 15 de janeiro. A nova data de estreia está marcada para 4 de março. "Estou grata aos meus parceiros da Netflix por me apoiarem neste adiamento, enquanto nos concentramos nas necessidades dos afetados pelos incêndios no meu estado natal da Califórnia", afirmou Meghan em comunicado.