“Com Amor, Meghan” é o novo programa de culinária da duquesa de Sussex para a Netflix. O projeto foi anunciado na quinta-feira, 2 de janeiro, assim como a respetiva data de estreia, que estava marcada para esta quarta-feira, 15 de janeiro. Mas isso já não vai acontecer.
A estreia do programa de culinária foi adiada para daqui a quase dois meses, de acordo com um comunicado da plataforma de streaming. A razão? Os fogos que estão a devastar Los Angeles, que já fizeram 24 mortos e obrigaram a mais de mil pessoas a serem retiradas das suas casas, diz o “Público”.
"Estou grata aos meus parceiros da Netflix por me apoiarem no adiamento da estreia, uma vez que nos concentramos nas necessidades das pessoas afetadas pelos incêndios florestais no meu estado natal”, afirmou a duquesa, de acordo com a missiva da Netflix, que avança que a decisão resultou de um pedido da mesma, que contou com “o total apoio” da plataforma.
Assim sendo, em vez de 15 de janeiro, os fãs da mulher do príncipe Harry vão ter de esperar até março para vê-la a pôr as mãos na massa (literalmente), assim como convidados conhecidos, como Roy Choi, Mindy Kaling, Alice Waters e chefs de renome. A nova data de estreia está prevista para 4 de março – embora a decisão lhe tenha rendido algumas críticas.
Nas redes sociais, nomeadamente no X (antigo Twitter), houve quem visse esta medida com maus olhos. “Ela não quer ser ofuscada por nada” ou “tem medo das reações negativas", disseram alguns utilizadores. “Oh, que atitude grandiosa da parte dela, pensar nos outros e fazer o que está ‘certo’”, avançou outro, de forma irónica.
No entanto, também houve quem a aplaudisse pela sensibilidade de perceber que, talvez, não fosse o timing mais indicado. “Boa jogada. Estou mais aliviada”, escreveu um utilizador na plataforma. “Foi a primeira decisão sensata que ela tomou”, acrescentou outro.
A par disto, há também quem esteja a associar este adiamento às críticas negativas que a duquesa recebeu não só aquando do anúncio do projeto, bem como da distribuição de comida que fez com o marido às vítimas dos fogos, com o apoio da World Central Kitchen, uma organização sem fins lucrativos dedicada a distribuir refeições após catástrofes naturais.
A dupla visitou a cidade de Pasadena na sexta-feira, 10 de janeiro, onde se encontrou com o autarca da cidade, Victor Gordo, e as equipas de emergência que combatem o incêndio de Eaton. Os duques foram vistos a distribuir abraços e a falar com as vítimas, uma atitude que muitos consideram ter sido fabricada para limpar a sua imagem.
Seja como for, os incêndios continuam ativos. Os bombeiros permanecem a lutar contra os incêndios, que estão a decorrer desde terça-feira, 7 de janeiro, sendo os mais graves o de Palisades, contido em apenas 11% desde sábado, 11, e o de Eaton, que está contido em 27%, de acordo com os dados mais recentes do Departamento Florestal e Recursos Naturais.