Desde bebé que Álex Roca sofre com paralisia cerebral. Hoje, tem 76% de incapacidade e o lado esquerdo do corpo imobilizado, mas isso não o impediu de lutar pelo seu sonho: o de conseguir correr uma maratona inteira. Concretizou-o este domingo, 19 de março, e tornou-se o primeiro desportista de sempre com este nível de limitações a concluir uma maratona.
Aos 32 anos, o atleta natural da Catalunha completou a maratona de Barcelona — e fê-lo em menos de seis horas (mais precisamente em 5 horas, 50 minutos e 51 segundos). Patrocinado pela Nike, já tinha corrido sete meias maratonas, levando anos a preparar-se para este momento.
"O limite somos nós que o decidimos. Se quisermos atingir um objetivo, sejam quais forem os obstáculos. Com atitude, força de vontade, perseverança e resiliência, conseguimos alcançar tudo aquilo a que nos propomos. E, se não alcançarmos, ao menos tentámos de tudo e sentimo-nos realizados por isso", disse ao jornal "El Mundo" antes da corrida.
Roca pretendia mandar uma mensagem ao Mundo. "Decidi correr a maratona de Barcelona para que as pessoas que sentem medo ou que não se sintam capazes de alcançar esse objetivo me vejam a cruzar a linha de chegada de uma maratona e digam a si mesmas: eu também consigo", afirmou ao mesmo jornal.