No Reino Unido, as conhecidas cadeias de fast-food McDonald's e Burger King vão implementar novas medidas para acabar ou reduzir os brinquedos de plástico normalmente oferecidos nos menus infantis.

A partir do próximo mês, todos os restaurantes do McDonald's em território britânico vão oferecer aos seus clientes a possibilidade de trocar o brinquedo do Happy Meal por um pacote de fruta e, a partir de 2020, os mais novos também vão poder optar por um livro.

No entanto, e apesar do representante dos restaurantes no Reino Unido e na Irlanda reconhecer que nem todos os clientes querem receber o brinquedo de plástico, afirma que a ideia de receber um presente "é divertida".

Citado pelo "The Independent", Paul Pomroy salienta que é exatamente para perpetuar as ofertas que os restaurantes vão avançar com os testes das trocas, "para dar uma escolha aos clientes, que também podem optar por não receber nada". O representante da cadeia de fast-food alerta que o Happy Meal é um menu muito popular entre os clientes, logo "todas as mudanças devem ser consideradas com cuidado".

Crónica. Não vai conseguir acabar com o plástico da noite para o dia, ok?
Crónica. Não vai conseguir acabar com o plástico da noite para o dia, ok?
Ver artigo

Já o eterno concorrente do McDonald's, o Burger King, vai mais longe e assume medidas drásticas: já a partir deste mês de setembro, todos os brinquedos de plástico serão removidos dos restaurantes no Reino Unido.

De acordo com a mesma publicação, a rede de restaurantes chegou a esta decisão depois de uma petição online ter sido lançada por duas crianças com o objetivo de acabar com o plástico e ajudar o ambiente.

"Gostamos de comer no Burger King e no McDonald’s, mas as crianças só brincam com os objetos de plástico durante uns minutos, antes de os deitarem fora, e estes irem poluir o mar e magoar os animais", escreveram as irmãs Ella e Caitlin McEwan, com 9 e 7 anos de idade, respetivamente, na petição lançada há cerca de um ano.

A campanha acabou por se tornar viral e a Burger King tomou medidas. Para além de acabar com os brinquedos de plástico, a rede de restaurantes ainda vai colocar caixotes nos seus espaços para que as crianças possam deixar as suas antigas ofertas que, posteriormente, irão ser usadas para criar novos espaços de brincadeira.