Dillon, de 13 anos, teve o sangue frio que muitos adultos não teriam numa situação de stress extremo. O jovem estudante da Lois E. Carter Middle School, no estado norte-americano do Michigan, salvou 65 colegas de um acidente depois de a motorista do autocarro escolar ter desmaiado.

Veja o vídeo

Esta quinta-feira, 27 de abril, em conferência de imprensa, a escola homenageou publicamente Dillon e o superintendente do agrupamento escolar de Warren, Robert D. Livernois, explicou aos meios de comunicação social o que aconteceu durante aquela que seria uma viagem de autocarro normal.

A motorista do autocarro, que trabalha para o agrupamento escolar desde julho de 2022, sentiu-se "tonta e perdeu consciência". Antes, ainda conseguiu pegar no rádio e avisar que estava a sentir-me mal e que ia encostar. Mas, tal como é possível ver no vídeo, isso não aconteceu e é possível ver a condutora a perder os sentidos.

De imediato, Dillon, que estava sentado cinco filas atrás da motorista, saltou para a frente do autocarro, pegando no volante e acionando o travão devagar até a velocidade do autocarro diminuir. Enquanto o fazia, gritou para os colegas "Liguem para o 112!". "Ele teve o discernimento de empurrar o travão devagar, talvez antecipando que o autocarro estava cheio de passageiros. Foi um acto extraordinário de coragem e maturidade", disse o superintendente da escola.

Na conferência de imprensa, os pais de Dillon disseram estar "muito orgulhosos". Steve, pai do jovem, explicou que costuma levar o filho ao seu colo enquanto conduz desde que este tem 4 anos. "Eu acho que ele era capaz de conduzir um carro até aqui e corria bem. Ele é muito atento ao que o rodeia", explicou. Dillon contou também aos pais que sabia o que fazer naquele momento porque costumava observar os movimentos da motorista durante as viagens de autocarro. O episódio não resultou nem em vítimas nem em danos materiais.