Ian Holm, o ator britânico que deu vida à personagem Bilbo Baggins na trilogia de "O Senhor dos Anéis" e nos filmes de "O Hobbit" morreu aos 88 anos. Morreu na manhã desta sexta-feira, 19 de junho, no hospital onde estava internado. A notícia foi confirmada pelo agente do ator, que estava há vários anos a lutar contra a doença de Parkinson.
Apesar da doença, o ator apareceu em público em meados de janeiro para receber, presencialmente, o prémio atribuído pelo festival de cinema de Newport Beach, em Londres.
Além das dezenas de projetos em que participou, o legado de Ian Holm divide-se entre o teatro, onde participou em "King Lear", uma das obras mais conhecidas de William Shakespeare, e o cinema — onde interpretou o hobbit Bilbo Baggins no universo fantástico de J.R.R. Tolkien adaptado para o cinema.
Para a história da indústria fica também a sua participação no filme independente "Chariots of Fire" que lhe valeu, em 1982, a nomeação ao Óscar de Melhor. Ator Secundário. Holm casou por quatro vezes e tinha três filhas, Jessica, Sarah-June e Melissa, e dois filhos, Barnaby e Harry. Todos eles ligados à indústria cinematográfica.