Rumeysa Gelgi, a mulher que detém o Record Mundial do Guiness para mais alta do mundo, viajou pela primeira vez de avião em setembro deste ano. Aos 25 anos, a turca, que mede 2,15m, estreou-se num voo de Istambul para São Francisco, nos Estados Unidos da América.
Para que isto fosse possível, a Turkish Airlines, companhia aérea na qual voaria, teve de adaptar o avião, retirando-lhe seis assentos. Devido à escoliose, Rumeysa Gelgi precisou de passar as 13 horas do voo deitada numa maca. Mesmo em criança, já não cabia nos aviões.
A turca tem uma doença chamada Síndrome de Weaver, que, de acordo com a "Business Insider", faz com que os ossos cresçam demasiado (e não só). A mesma publicação explica que a turca viajou para a Califórnia em prol da carreira em desenvolvimento de software e também para trabalhar com a Guiness World Records.
A entidade nomeou-a a mulher mais alta do mundo em 2021. Antes disso, Rumeysa Gelgi detinha, desde 2014, o recorde para a maior adolescente do mundo. Hoje é também considerada a mulher com as maiores mãos, com o maior dedo e com as maiores costas.
No Instagram, assegurou ter sido "uma viagem perfeita do início ao fim". "Este foi o meu primeiro voo, mas certamente não será o último. A partir de agora, terei a honra e a felicidade de voar para diferentes partes do mundo com a Turkish Airlines", acrescentou a mulher, que se desloca de cadeira de rodas.