Não é mesmo uma estante com livros colocada no meio da estrada, mas a verdade é que tem gerado interesse dos turistas e até já faz parar o trânsito na rua onde está colocada. Trata-se, no fundo, de um mural pintado de forma elaborada para criar uma ilusão ótica. Fica situado em Utrecht, na Holanda.

O mural chama-se Boekenkast que, traduzido para português, significa "estante de livros". Idealizada e criada por Jan Is De Man, um artista que trabalha na região, a instalação ficou conhecida pela sua ilusão ótica à medida que as pessoas se vão aproximando dela.

As imagens impressionantes do grafitter português que está a fazer sucesso na internet
As imagens impressionantes do grafitter português que está a fazer sucesso na internet
Ver artigo

E o que veem é uma estante de livros gigante num edifício aparentemente normal, onde todas as obras são também elas enormes e muito detalhadas.

Numa entrevista exclusiva ao "The Lonely Planet", o artista explicou que apesar de a ideia ter partido dele, foram os moradores do bairro de Utrecht que o abordaram. O objetivo era levar Jan a criar uma nova obra didática que mudasse "a vibe e o ambiente do bairro".

"Depois de estudar a forma e a localização do edifício a pintar, a ideia de criar uma estante de livros gigante surgiu quase do nada", contou. Mas o projeto resultou do esforço de toda a comunidade, já que foram os moradores do bairro que sugeriram alguns dos seus livros favoritos para que constassem na instalação. Mas houve uma limitação.

"Qualquer pessoa, de qualquer idade, cultura ou língua, era bem-vinda. A única regra que fiz questão de impor foi que dos livros que me sugerissem, nenhum deles fosse de teor político ou religioso. Fora isso, qualquer obra era válida", explica.

Mulheres nas artes. "Temos de nos esforçar o dobro para dizer 'Eu estou cá'"
Mulheres nas artes. "Temos de nos esforçar o dobro para dizer 'Eu estou cá'"
Ver artigo

Não demorou muito até que a instalação de arte Boekenkast ganhasse popularidade e atraísse cada vez mais pessoas de câmara fotográfica na mão. Não só deu movimento ao bairro, como faz parar o trânsito devido às dimensões do projeto.

Ainda à mesma publicação, o artista local diz-se "assoberbado por todo o feedback e pela forma como o seu trabalho uniu as pessoas."

Esta não é a primeira vez que Jan se empenha em trabalhos semelhantes e há até um portfólio online onde podem ser consultadas todas as instalações do artista, que se parece inspirar em projetos de arte urbana.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.