Uma noite de “Chemsex”— sexo com recurso a substâncias químicas — acabou com um padre morto e outro detido. O caso está a ganhar grandes repercussões dentro da igreja e a chocar a comunidade católica. Tudo aconteceu esta quinta-feira, 3 de outubro, dia em que o Papa Francisco chegou à Bélgica para uma visita oficial. Isto porque o crime ocorreu precisamente em Kalmthout, na província de Antuérpia, na Bélgica.
Um pároco belga de 60 anos terá convidado um colega britânico de 69 para uma noite de sexo e drogas numa casa de clérigos. O britânico acabou por se sentir mal, e, pouco depois da meia-noite, o padre belga chamou os serviços de emergência, que não conseguiram reanimar o seu companheiro, avançou a imprensa da Bélgica. O óbito foi declarado no local.
"Na noite de quinta para sexta-feira, ocorreu um incidente doloroso na nossa paróquia. No âmbito da visita do Papa ao nosso país, o “pároco B” recebeu um padre britânico, amigo de longa data, mas os dois homens tinham claramente laços mais estreitos", referiu Eddy Marstboom, presidente do Conselho Paroquial de Heide, ao site de notícias belga “7sur7”.
O padre belga de 60 anos acabou mesmo por ser preso sob a acusação de tráfico de drogas que resultou em morte.