A poucos dias das eleições presidenciais que prometem mudar os Estados Unidos e o mundo, o número de eleitores que já votaram promete exceder aquele que há quatro anos, e precisamente nesta altura, se registava nos vários estados. E porque as eleições acontecem num ano atípico, do lado dos Democratas o apelo tem sido para a mobilização ao voto de forma a derrotar o atual presidente, Donald Trump — que tem vindo a cair nas sondagens muito devido à ineficácia em controlar o surto da COVID-19 no país.
Foi precisamente para apelar ao voto que o ex-presidente Barack Obama, que apoiou formalmente a candidatura de Joe Biden para estas eleições, telefonou a alguns eleitores dos EUA para os incentivar a votar. O vídeo de um dos telefonemas foi publicado este sábado, 31 de outubro, na página oficial de Instagram de Joe Biden pela usa equipa de campanha eleitoral.
"Barack Obama já votou, mas ele sabe que ainda há muito trabalho a fazer antes do dia da eleição", lê-se no texto que serve como legenda ao vídeo que, à data da publicação deste artigo, conta já com mais de 580 mil reproduções e mais de quatro mil comentários.
O vídeo mostra Obama a fazer um telefonema, que é atendido por uma mulher chamada Alyssa, surpreendida ao aperceber-se de que está a falar com o anterior presidente dos EUA.