Uma mercearia japonesa, localizada em Tóquio, criticou alguns turistas por não respeitarem as regras e costumes do país. Foi através da afixação de uma placa na entrada da loja que o estabelecimento repreendeu os visitantes por terem maus modos e “violarem” as normas do espaço.

Mudar os bens de lugar ou de prateleira, abrir a embalagem dos produtos antes de estes serem devidamente pagos, levar comida ou produtos similares para a mercearia e deixar lixo na loja ou no corredor são algumas das queixas apresentadas pelo staff e são designadas no cartaz como sendo más maneiras, pode ler-se no "Daily Mail".

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Os turistas também apresentaram as suas queixas, visto que esperavam que os funcionários da mercearia (e de outros estabelecimentos no Japão) falassem inglês, algo que não é muito comum em determinados países asiáticos. Assim, também no cartaz acima referido, pode ler-se um aviso: “A maioria do staff não fala inglês. Por favor, prepare uma imagem do produto que está à procura ou faça um esforço para falar japonês”.

A fotografia da placa foi posta a circular num grupo bastante popular no Facebook, onde milhares de utilizadores expressaram a opinião quanto a este caso. Foram várias as mensagens de apoio às medidas tomadas pela mercearia e alguns chegaram mesmo a defender que todos os espaços deveriam apresentar um código de conduta como forma de salvaguardar quem trabalha nos locais. “O que eles estão a pedir é apenas cortesia comum, o que falta a muitos”, pode ler-se num comentário.

Placa
A placa com as regras

Ainda assim, houve quem achasse que o staff do espaço deveria tentar fazer um esforço para deixar uma melhor impressão aos clientes estrangeiros. “Não é vergonha não saber inglês, mas toda a gente deveria pelo menos tentar aprender”, defende um utilizador da rede social. A loja proibiu ainda a devolução de produtos que não apresentassem nenhum dano.