Tem apenas 2 anos, mas já é um herói da guerra na Ucrânia. Patron, um Jack Russell Terrier, já ajudou a neutralizar centenas de explosivos russos em território ucraniano e recebeu uma medalha pelo seu serviço ao país este domingo, 8 de maio, das mãos de Volodymyr Zelenskyy, durante uma conferência de imprensa.

Ao pequeno cão são atribuídos mais de 200 engenhos explosivos não detonados desde fevereiro, altura em que a Rússia invadiu a Ucrânia, de acordo com a agência Reuters. Mas como é que Patron consegue fazer este trabalho? Apesar de Mykhailo Iliev, o dono do cão, e que pertence ao Serviço de Proteção Civil ucraniano, ter comprado o animal a um colega para o oferecer ao filho, Patron acabou a ser treinado profissionalmente para realizar tarefas específicas.

6 sinais para perceber se o seu animal de estimação está triste
6 sinais para perceber se o seu animal de estimação está triste
Ver artigo

Com o início do conflito, em 2022, Mykhailo Iliev — que trabalha com minas e explosivos desde 2014 — acabou por orientar o animal para aprender a farejar minas. Assim, o animal foi treinado para reconhecer o cheiro da pólvora, e quando tal acontece, dá um sinal ao dono, que posteriormente trabalha com os colegas de equipa para encontrar e desativar os dispositivos.

Patron não só recebeu uma medalha do presidente ucraniano, como foi bastante elogiado pelo seu importante trabalho. "Um cão que ajuda a limpar as nossas terras dos vestígios dos ocupantes, e que também ajuda a ensinar às crianças a segurança das minas", disse Volodymyr Zelenskyy em conferência de imprensa. "Devido aos invasores russos, esta é agora uma das tarefas mais urgentes — ensinar as crianças a reconhecer e evitar objectos explosivos."

Patron
Patron numa visita a um hospital. créditos: Twitter

Quando não está a tentar encontrar explosivos juntamente com o dono, Patron trabalha junto da comunidade ucraniana e também visita hospitais, nomeadamente as alas pediátricas. "Dá sorrisos e dá esperança apenas para a vitória e paz na terra", disse Mykhailo Iliev sobre o seu cão, que salienta que Patron continuará a trabalhar "enquanto o povo precisar dele".

Mas como qualquer animal, Patron também gosta de se divertir. O dono do pequeno Jack Russell Terrier revelou que este é um cão muito ativo, que "gosta de uma boa corrida com outros cães", de dormir e de queijo.

Na mesma conferência de imprensa onde Patron recebeu a medalha das mãos de Volodymyr Zelenskyy, em Kiev, Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, também marcou presença e ajudou a protagonizar um momento de extra fofura: a certa altura, Trudeau riu-se e fingiu verificar os seus bolsos à procura de guloseimas, enquanto Patron abanava a cauda de forma efusiva.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.