Lamine Yamal fez história esta terça-feira, 9 de julho. Com apenas 16 anos e 362 dias, o jovem jogador do FC Barcelona tornou-se no homem do momento depois de ter dado à seleção de Espanha a oportunidade de passar à final do Euro 2024, tendo ajudado a equipa a derrotar a França por 2-1 no jogo da meia final desta competição.

Depois de quase 3 anos, Lewis Hamilton vence corrida de Fórmula 1. Veja 20 fotos do piloto
Depois de quase 3 anos, Lewis Hamilton vence corrida de Fórmula 1. Veja 20 fotos do piloto
Ver artigo

A perder desde os nove minutos, a Espanha reergueu-se com um golaço fora de área de Lamine Yamal aos 21, que foi lançado pelo técnico Luis de la Fuente logo no início do jogo. No entanto, a história fez-se quando, assim que marcou, o jogador espanhol — que inclusive esteve em época de exames enquanto treinava para esta competição — se tornou o jogador mais novo de sempre a marcar um golo no Euro, retirando esse posto a Johan Vonlanthen, jogador suíço que tinha 18 anos e 141 dias quando marcou no Euro 2004, segundo a UEFA.

Pela sua performance, Lamine Yamal conseguiu ainda o prémio de Homem do Jogo, e, mais tarde, confessou estar muito feliz por chegar à final com a seleção espanhola. “Estou muito feliz por chegar à final, agora falta o mais importante, que é vencer. Foi um momento difícil porque não esperávamos sofrer um golo tão cedo (...). Queria meter a bola por onde ela entrou. Quero ganhar, ganhar e ganhar e vou celebrar o meu aniversário aqui na Alemanha”, disse o jovem de 16 anos, citado pelo jornal “Record”, que fará 17 no sábado, 13 de julho, um dia antes da final. 

No entanto, este não foi o único recorde que Lamine Yamal conseguiu quebrar ao fazer parte da seleção espanhola. A jovem promessa, além de ser o mais novo de sempre a marcar num Euro, é também o mais novo de sempre a participar nesta competição, depois de ter feito parte da equipa frente à Croácia no dia 15 de junho. O jovem destronou, assim, o recorde de Kacper Kozlowski, que competiu com 17 anos e oito meses, segundo “O Jogo”. Além disso, Lamine Yamal conseguiu também ser o jogador mais novo de sempre num Euro a fazer uma assistência. 

Quem é Lamine Yamal?

Nascido em 2007 em Esplugues de Llobregat, perto de Barcelona, Lamine Yamal é filho de pais africanos, sendo que a mãe é da Guiné Equatorial e o pai de Marrocos. Com apenas 7 anos, em 2014, a família mudou-se para Barcelona e o jovem jogador acabou por entrar numa das equipas locais, de acordo com o site “Sporting Bola”. Contudo, o seu jogo de pés impressionou tanta gente que o Barcelona foi rapidamente buscá-lo. 

No clube, segundo o “Zero Hora”, Lamine Yamal foi tratado como uma das maiores promessas, seguindo os passos do seu ídolo, Lionel Messi. Os dois foram, inclusive, fotografados juntos, para um calendário solidário que o Barcelona fez em 2007, ano em que o jovem nasceu, em colaboração com a Fundação Blaugrana e com a UNICEF, que na altura patrocinava o clube, segundo o “Record”. 

O seu talento e esforço para se tornar um dos melhores foi notado pela equipa principal, onde começou a treinar em 2022, e, em outubro de 2023, conseguiu finalmente assinar um contrato profissional com o clube até 2026 — até hoje, é uma das principais figuras da equipa de Xavi, treinador do Barcelona. A sua cláusula de rescisão é nada mais nada menos do que mil milhões de euros, quantia precisa para tirar o avançado dos catalães, de acordo com o “Observador”. 

Além disso, a jovem promessa também já bateu recordes neste clube, depois de se ter tornado o mais jovem deste século a estrear-se pelo Barcelona com apenas 15 anos, nove meses e 16 dias, em abril de 2023, sendo o segundo mais jovem de sempre da história do clube.