Lewis Hamilton, um dos nomes incontornáveis da Fórmula 1, colocou todos os fãs deste desporto com o coração nas mãos depois de ter vencido o Grande Prémio da Grã-Bretanha, em Silverstone, este domingo, 7 de julho. Depois de quase três anos sem ganhar uma corrida, tendo a sua última vitória sido em dezembro de 2021, o piloto britânico cruzou a meta em primeiro lugar depois de 52 voltas emocionantes, com Max Verstappen e Lando Norris a fecharem o pódio.

Cores, padrões e extravagância. Fora das corridas, Lewis Hamilton faz de todas as pistas uma passerelle
Cores, padrões e extravagância. Fora das corridas, Lewis Hamilton faz de todas as pistas uma passerelle
Ver artigo

Desta forma, Lewis Hamilton tornou-se o piloto a vencer mais vezes um Grande Prémio, tendo conquistado o troféu em Silverstone por nove vezes. Esta vitória também aumenta o seu recorde absoluto de triunfos em corridas de Fórmula 1, tendo o piloto subido a fasquia para 104 vitórias, de acordo com o jornal desportivo "A Bola", conseguindo também atingir um recorde das vitórias mais espaçadas no tempo - 17 anos e 27 dias desde o triunfo no GP do Canadá de 2007, ano em que entrou na Fórmula 1.

Estes fatores, agregado ao facto de Lewis Hamilton não vencer uma corrida desde 2021, o que perfaz um total de 57 corridas, fizeram com que o britânico não conseguisse esconder a sua emoção, tendo saído do carro e começado a chorar assim que abraçou o pai. 

O sete vezes campeão do mundo (e há quem diga que são oito, graças a algumas complicações num campeonato em que o troféu foi para outro piloto) tem passado por um período difícil neste desporto, mas muitos confessam que é impossível não ficar feliz pelo piloto, independentemente da equipa que apoiam.

No Instagram, Lewis Hamilton também não escondeu a sua felicidade. "SIM! 945 dias desde a última vitória e finalmente voltou para casa. Silverstone, eu amo-te. Não há nenhuma multidão que mereça mais isto. Isto é amor, isto é família. Obrigado a todos pelo carinho e apoio. Enorme saudação para a equipa também. Todos na garagem e na fábrica deram longas horas difíceis da sua vida para este resultado. Não tem sido fácil, mas trouxe-nos de volta às vitórias da equipa. Mais importante, ainda não perdemos a esperança. Nós não desistimos. É isso que acontece quando continuas. Ainda cá estamos!", escreveu o piloto britânico na rede social.

Em 2025, depois de uma transferência polémica, Lewis Hamilton fará parte da Ferrari, com o colega de equipa Charles Leclerc. O piloto fez (e ainda faz até ao final do campeonato) parte da equipa da Mercedes durante 11 anos, tendo-se mudado da McLaren para a equipa Mercedes-AMG Petronas Formula One Team em março de 2013, para substituir Michael Schumacher. A vitória em Silverstone marca, assim, a última vitória em casa (ou seja, no Reino Unido) do piloto por esta equipa.

Espreite a fotogaleria do piloto.