Uma segurança, funcionária do Philippines' Office of Transportation Security (OTS) foi apanhada a roubar 281€ da mala de um passageiro enquanto trabalhava no aeroporto. De forma a esconder o dinheiro roubado, a mulher pôs as notas na boca e tentou engoli-las.
As autoridades do país estão a investigar o caso que aconteceu no Terminal 1 do Aeroporto Internacional Ninoy Aquino. De acordo com o "Manila Bulletin" e conforme noticia o “Daily Mail”, a segurança aproveitou o momento em que o passageiro passava por um scanner de raios X para ter acesso à bagagem, que terá levado para a zona de inspeção manual.
As imagens foram captadas pelas câmaras de vigilância a 8 de setembro, e de acordo com um relatório a funcionária foi “claramente vista a engolir deliberadamente as notas, dobradas em pequenos pedaços, e até ignorou um passageiro que passava e lhe tentou perguntar algo”. Para tentar engolir o dinheiro, a segurança tentou beber água, mas acabou quase engasgada.
A OTS divulgou um comunicado na passada segunda-feira, 18 de setembro, onde é possível ler que o subsecretário administrador incentiva a denúncia de qualquer comportamento ilegal cometido pelos trabalhadores. Pode ler-se ainda que o comportamento da segurança em causa não reflete o código de conduta dos funcionários públicos nem os valores fundamentais que defendem.
Devido a este caso foram já tomadas medidas de precaução, como a obrigatoriedade dos trabalhadores de tirarem os casacos e a revista dos bolsos dos agentes de segurança. Os funcionários envolvidos no incidente foram imediatamente identificados, despedidos e processados.