Esta terça-feira, 3 de novembro, foi retirada mais uma criança com vida dos escombros de um edifício na Turquia, anunciou a agência noticiosa "AP". O resgate aconteceu quatro dias depois do sismo com uma magnitude 7 na escala de Richter que ocorreu esta sexta-feira, 30 de outubro, e abalou o país.

A criança esteve soterrada durante 91 horas nos escombros de um edifício na cidade costeira de Izmir e foi de imediato levada para uma ambulância e transportada para o hospital. Nusret Aksoy, responsável pelo resgate, explicou que estava a revistar os escombros do prédio quando ouviu uma criança a gritar, avança a "AP".

Sismo. As 8 zonas mais perigosas em Lisboa se acontecer uma catástrofe
Sismo. As 8 zonas mais perigosas em Lisboa se acontecer uma catástrofe
Ver artigo

"Ela sorriu, estava à nossa espera", conta um dos homens que participou no resgate, citado pela Reuters, como escreve o "Observador". A menina estava debaixo de uma máquina de lavar roupa, que a protegeu dos escombros, disse a mesma fonte.

Esta foi a 107.ª pessoa resgatada com vida dos destroços do sismo e junta-se a mais duas crianças de 3 e 14 anos que esta segunda-feira, 2, foram também retiradas dos escombros de um prédio em Izmir.

O sismo desta sexta-feira, que registou 1464 réplicas na mesma área (sendo que 44 com uma magnitude superior a 4 na escala de Richter), já fez, pele menos, 100 vítimas mortais.  São 994 o número de feridos, dos quais 147 permanecem hospitalizados, declarou a Autoridade Governamental Turca para as Situações de Catástrofe (AFAD).

As operações de resgate vão continuar, incluindo nos escombros de mais cinco edifícios que ficaram destruídos em Izmir. O sismo deixou mais de cinco mil pessoas desalojadas.